Lula discursa no retorno dos trabalhos do STF após atos criminosos em Brasília – Band Jornalismo
Jornalismo
Siga Band Jornalismo nas redes
Band.com.br
Siga a Band.com.br nas redes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursa durante a sessão solene de abertura do ano judiciário, em sessão solene no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (1º). Ao falar, o petista voltou a condenar os ataques de 8 de janeiro, em Brasília, e a criticar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Em defesa da Constituição e dos direitos, esta Corte atuou, durante a pandemia, para tirar da inação um governo que se recusava a atender as necessidades básicas da população. Atuou para enfrentar a indústria de mentiras no submundo das redes sociais. Atuou, por meio dos representantes na Justiça Eleitoral, para garantir o nosso avançado processo eletrônico de votação e a própria realização das eleições”, disse Lula.
O presidente reforçou que o STF foi o principal alvo de ataques de ódio e violência política. Segundo o petista, do Plenário da mais alta Corte do país, surgiram decisões que, para ele, detiveram o retrocesso e negacionismo.
“Daqui, desta sala, contra a qual se voltou o mais concentrado ódio dos agressores, partiram decisões corajosas e absolutamente necessárias para se enfrentar e deter o retrocesso, o negacionismo e a violência política”, analisou o presidente da República.
Ao final do discurso, Lula disse que o Poder Executivo estará à disposição do Judiciário, alvo de críticas no governo passado, liderado pelo então presidente Bolsonaro.
“Quero, por fim, afirmar que o Poder Executivo estará à disposição do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça para o diálogo e construção de uma agenda constitucional que aprimore a garantia e a materialização de direitos deste país”, concluiu o petista.
Li e concordo com os Termos de Uso e Políticas de Privacidade