Lula diz ser contra CPI para apurar atos do 8 de Janeiro – Poder360

0
45

Para presidente, comissão de investigação no Congresso pode criar “confusão tremenda” e defendeu investigações conduzidas pelo governo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta 4ª feira (18.jan.2023) ser contra a instalação de uma CPI (comissão parlamentar de inquérito) para apurar quem financiou e participou dos atos extremistas do 8 de Janeiro, em que houve a destruição das sedes dos Três Poderes, em Brasília.
“Nós temos instrumentos para fiscalizar o que aconteceu nesse país. Uma comissão de inquérito, ou seja, ela pode não ajudar e ela pode criar uma confusão tremenda. Nós não precisamos disso agora”, disse. Lula concedeu entrevista exclusiva (apenas para um veículo, de maneira individual) ao canal de televisão por assinatura GloboNews.
Para o presidente, tudo o que pode ser investigado já está sendo feito pelos órgãos competentes. “Nós estamos investigando, tem 1300 pessoas presas. Nós estamos ouvindo depoimento, estamos pegando telefone celular, nós temos filmagens das câmeras que mostram quem participou, quem não participou. Nós sabemos quem foi negligente, quem não foi negligente”, disse.
Lula ressaltou que a decisão cabe ao Congresso, mas disse que aconselharia deputados e senadores a não instalarem a CPI porque “ela não vai ajudar”.
Na entrevista, disse ter ficado com a impressão de que os atos de extremistas eram “o começo de um golpe de Estado”.
O petista também declarou que houve falha dos diversos setores de inteligência do governo, principalmente dos militares, que não o informaram corretamente sobre o risco de ataques e acusou o ex-presidente Jair Bolsonaro de ter incitado os atos.
A relação do governo federal tem sido amistosa com os veículos de comunicação do Grupo Globo.
A primeira entrevista exclusiva de Lula foi para a emissora de TV a cabo paga GloboNews. A audiência de emissoras de notícias no Brasil flutua na faixa de 0,3 ponto percentual na medição da empresa multinacional Kantar (que no Brasil comprou o Ibope). Isso equivale a aproximadamente 200 mil pessoas assistindo.
No último domingo (15. Jan.2023), as imagens das câmeras de segurança do circuito interno do Planalto, com os arquivos dos atos de vandalismo do 8 de Janeiro, foram entregues com exclusividade para o programa “Fantástico”, da TV Globo. Essas imagens são um bem público e pela Lei de Acesso à Informação qualquer pessoa poderia ter acesso. Mas só na 2ª feira (16.jan) outros veículos de comunicação receberam cópias dos vídeos, 24 horas depois da TV Globo. O Poder360 fez esta reportagem a respeito.
A primeira-dama, Janja Lula da Silva, também mantém uma rotina de conversas com empresas do Grupo Globo. Até agora, já atendeu aos funcionários da empresa fluminense de mídia 6 vezes desde a eleição do marido:
a) Para receber as informações solicitadas, você nos autoriza a usar o seu nome, endereço de e-mail e/ou telefone e assuntos de interesse (a depender da opção assinalada e do interesse indicado). Independentemente da sua escolha, note que o Poder360 poderá lhe contatar para assuntos regulares.
b) Caso não deseje oferecer o seu consentimento para as divulgações do Poder360, é possível seguir sem receber as informações assinaladas acima. Você poderá, a qualquer momento, se descadastrar de nossos contatos ou revogar o consentimento dado abaixo pelos nossos canais de atendimento.
c) O Poder360 garantirá o exercício de quaisquer direitos e prerrogativas de proteção de dados pessoais em conformidade com a Lei 13.709/2018.
Mais informações, leia nossa Política de Privacidade.
O Poder360 enviou um e-mail para você confirmar a inscrição. Clique no link enviado para o seu e-mail para concluir o cadastro.
Não chegou ainda? Dê uma olhada na caixa de spam se a mensagem não tiver aparecido em alguns minutos.

source

Leave a reply