Lula é ladrão? E seu lugar é na prisão? – Congresso em Foco – Congresso em Foco

0
55

Contribua
O Fórum é a nossa “praça” pública. Reúne reflexões a respeito de qualquer tema ligado ao Congresso Nacional e à política, ou que sobre eles possa ter impacto. Não aceitamos conteúdos ofensivos ou que violam princípios constitucionais e legais. A seção está aberta a qualquer pessoa interessada. O texto deve ser inédito e exclusivo e ter entre 2,5 mil e 5 mil caracteres com espaço. Envie sua proposta de contribuição para edicao@congressoemfoco.com.br
Moro e Bolsonaro: o ex-juiz da Lava Jato virou ministro do principal beneficiário da condenação de Lula. Depois de deixar o ex-chefe, acusando-o de interferência na PF, o ex-ministro volta a se aliar ao presidente. Foto: Alan Santos/PR
DEPOIMENTO

07.10.2022 14:05 4

Temas
Tags
Receba por

A gente sofreu uma baita lavagem cerebral para canalizar todo o ódio ao Lula e ao PT, responsabilizando-os por toda a corrupção, real e existente de fato. Eu também pensava assim. Eram aqueles dutos saindo dinheiro quase todos os dias na TV, prisões hollywoodianas de políticos, empresários e funcionários graduados de estatais. Emocionava, nos orgulhava e sentíamos um clima de “agora vai”! Afinal, “a corrupção mata”.
Estive próxima ao Deltan Dallagnol, principal nome da força-tarefa da Lava Jato. Ganhei prêmios e reconhecimento do MPF em São Paulo e da Procuradoria-Geral da República em Brasília, como representante da sociedade civil organizada pelo combate à corrupção e pelas “10 medidas contra a corrupção”. Falo isso não por vaidade, já passei dessa fase há muito tempo, mas para que entendam que tenho muito apreço pelo combate à corrupção. Estive de alguma forma próxima à Lava Jato e não estou fazendo você perder o seu tempo.
A Lava Jato procurou desesperadamente dinheiro do Lula, da esposa, dos filhos, da família toda, e nada. Afinal, as ruas e as redes clamavam pela sua prisão. De nada adiantaria todo aquele movimento se não prendessem “o chefe da quadrilha”.
Leia também
E o que eles acharam depois de revirarem a família toda? Nada. Nenhum centavo. Nem os R$ 300 milhões anunciados, nem 1 real da corrupção. Lula foi condenado por um triplex no Guarujá que nunca usou e que nunca esteve em seu nome. “Prova “circunstancial”; “tudo leva a crer que…”. Decisão confirmada em outra instância, pois ninguém, nenhuma corte naquele momento, iria contra a decisão do super-herói juiz Sergio Moro, da opinião pública, que já tinha condenado Lula, e das turbas nas redes e nas ruas com seus bonecos gigantes de Lula presidiário. “Lula é ladrão, o seu lugar é na prisão” era o grito de guerra.
Os esquemas na Petrobras, das construtoras e estatais já estavam lá antes de o PT chegar ao poder.
A corrução não era do PT e sim foi apurada na era PT.
Lula sabia?
Provavelmente sabia, não sabemos quanto, mas sim.
Por que não parou? Por que deixou?
Política é priorizar. Se fizermos o exercício da empatia, palavra na moda, e nos colocarmos no lugar de Lula, que tentava ser presidente há muitas eleições, que tinha os empresários com receio de um governo “comunista” dizendo que iriam embora do país, era preciso fazer escolhas. Lula tem que escolher entre fazer um bom governo para todos ou tentar desmontar os esquemas do Centrão, da Petrobras, das construtoras. Um adendo: Jair não só não combateu a corrupção e o Centrão como se amalgamou e potencializou o poder desse grupo como nunca. Eles detêm o orçamento e quem detém o orçamento tem o poder.
Lula escolheu fazer o melhor governo. Melhorou a vida dos pobres, da classe média, dos ricos. Deu acesso à universidade e a bens de consumo aos mais pobres. Tirou o Brasil do mapa da fome e nos colocou como sexta maior economia do mundo. Se ele tivesse tentado bater de frente contra a corrupção latente pujante e vigente, teriam puxado o tapete dele, não teria ficado nem um mandato. Como fizeram com Dilma. Quando a água bateu no umbigo, Eduardo Cunha colocou o processo do impeachment na mesa e trabalhou para que fosse aprovado.
E uma informação relevante que desmantela aqueles chavões “o PT foi o que mais roubou” ou “o PT institucionalizou a corrupção”: de todos os partidos com tamanho similar, o PT foi o que teve MENOS políticos acusados na Lava Jato. O PT não é pior que nenhum outro partido. Mas Jair Messias Bolsonaro é, sem dúvida alguma, o pior presidente da história do Brasil.
O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Congresso em Foco. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, envie sua sugestão de texto para redacao@congressoemfoco.com.br.
Outros artigos de Rosângela Lyra

Autoria
Rosangela Lyra Rosangela Lyra é formada em Administração de empresas, foi CEO da Dior por 28 anos. Fundadora do movimento Política Viva, preside a Associação Comercial dos Jardins desde 2005 e mais recentemente a Associação Comercial do Itaim.
Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.
Seja Membro do Congresso em Foco
Relacionadas
Últimas Fórum
Colunistas
Perspectivas exclusivas e a melhor análise do poder
Receba o melhor do Congresso em Foco no e-mail. Inclui Resumo da Semana, aos sábados e Agenda do Poder, às segundas.
Receba notícias também via
Não venderemos ou distribuiremos seu endereço de e-mail a terceiros em nenhum momento. Veja nossa política de privacidade.
Assine nossa newsletter
Digite o seu email e receba gratuitamente todos os dias nosso boletim eletrônico com as principais publicações do Congresso em Foco.
Quer receber as nossas notícias no Whatsapp?
Adicione o nosso número (61-99435-9758) à sua lista de contatos e envie uma mensagem com a palavra “cadastrar”. Na era das fake news, compartilhe notícias de verdade publicadas com a credibilidade de quase duas décadas do Congresso em Foco.
Quer receber as nossas notícias no Telegram?
Acesse o link https://t.me/congressoemfocotelegram. Na era das fake news, compartilhe notícias verdadeiras publicadas com a credibilidade de quase duas décadas do Congresso em Foco.
Receba nosso aviso de publicação
Seja avisado na hora sobre as nossas publicações. Ative o sino para receber as notificações em sua tela.

source

Leave a reply