Lula e os juros futuros – JC Online

0
110

Informação e análise econômica, negócios e mercados
Uma semana após o vice-presidente Michel Temer tomar posse, em 2016, o mercado de juros futuros revisou para baixo as taxas em 30%. Na última sexta-feira, o mesmo mercado elevou as taxas de juros do Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2025 de 13,57% para 13,73% e a de janeiro de 2026, de 13,37% para 13,50%. Juros de mercado futuro refletem expectativas dos investidores em ações dos governos e, tradicionalmente, após as eleições baixam
Uma semana após o vice-presidente Michel Temer tomar posse, em 2016, o mercado de juros futuros revisou para baixo as taxas em 30%. Na última sexta-feira, o mesmo mercado elevou as taxas de juros do Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2025 de 13,57% para 13,73% e a de janeiro de 2026, de 13,37% para 13,50%. Juros de mercado futuro refletem expectativas dos investidores em ações dos governos e, tradicionalmente, após as eleições baixam.
Mas isso não está acontecendo com o futuro governo. E, segundo analistas, deve ficar assim até que o mercado avalie como será mesmo a terceira vez de Lula da Silva.
Na última sexta-feira, a explicação entre os operadores era de possibilidade do ex-ministro da Educação Fernando Haddad assumir o futuro ministério da Fazenda, que será desmembrado do ministério da Economia. Outra explicação seria uma possível subida das taxas de juros na próxima reunião do Copom numa reação ao movimento deterioração fiscal no novo Governo. O BCB, como se sabe, agora tem presidente de mandato fixo sem ter que prestar contas ao presidente.
Ainda é cedo para cenários mais robustos. Na verdade, não é a falta de um nome para o comando da Fazenda, mas a falta de um conceito que levará à escolha do novo ministro. E isso acabou se deteriorando com as declarações do presidente eleito contra o teto de gastos.
O presidente tem um enorme poder antes mesmo de tomar posse. Na verdade, Lula da Silva deve aprovar a maioria de suas propostas para governar, já interferindo diretamente no orçamento de 2023. Mas ele provocou um enorme estresse com suas declarações. Marco Maciel sempre dizia que “Senador faz discurso; presidente da República, pronunciamento. O que diz tem custo social, político e financeiro”. Lula sabe disso. A novidade é não estar “precificando” o que diz.
Oficialmente, os motivos foram as condições da proposta apresentada aquém da avaliação econômico-financeira da estatal. Mas a decisão da Petrobras de encerrar o processo de venda da Refinaria Gabriel Passos (REGAP), em Minas Gerais, parece já respeitar a futura orientação do Governo Lula de não fazer novas privatizações da área de refino. A empresa informou que continuará atuando acordo com a Sistemática para Desinvestimentos da companhia e com o Decreto 9.188/2017.
Idealizado pela Associação dos Hotéis e o Convention & Bureau, o Visit Pernambuco de Porto de Galinhas será nos dias 7 e 8 de dezembro, no Convention Center, do Armação Resort. O evento tem foco no fomento de negócios e divulgação dos atrativos do Estado e Região. O encontro, que reunirá representantes da cadeia produtiva do turismo nacional e da América Latina, tem apoio do Sebrae-PE, Prefeitura do Ipojuca e Empetur.
Realizada pela ApexBrasil, em parceria com a Valexport e a Prefeitura de Petrolina, a rodada de negócios da Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri), em Petrolina, fechou vendas de U$ 8,5 milhões para clientes como França, Espanha, Inglaterra, Emirados Árabes, Arábia Saudita e Estados Unidos e, pela primeira vez, com importadores da Lituânia, Polônia e Suécia.
A Klabin, maior produtora embalagens de papel do Brasil, é a parceira do Praia Limpa, projeto na praia de Boa Viagem da Prefeitura do Recife. A companhia doará 510 mil sacolas, 17 mil lixeiras, 40 mil canudos, 160 mil copo KlaCup Bio e 5 mil protetores de para-brisa a comerciantes e frequentadores da praia.
Liderada pela empresária Edryenne Freitas inaugura terça nova a loja da Bye Bye Vestidos com desfile do Studio Costa Azevedo, de Josemar Costa e André Azevedo, às 19h, na Madalena.
Ficou pronto o estudo “Afroconsumo – O protagonismo preto no consumo brasileiro” da Nielsen Brasil. Segundo o levantamento 33% do público preto/pardo utiliza, em média, smartphones por mais de 20 horas por semana. Ao menos 75% dos respondentes consideram que seu ambiente de trabalho é um local inclusivo e 54% considera que os conteúdos que consome têm uma alta representatividade de pessoas pretas. E entre as plataformas mais acessadas pela população preta, a Netflix lidera com 88%, Amazon Prime (55%) e HBO Max (43%).
A Cereser – a da cidra Cereser e que opera uma fábrica em Saape – está iniciando ação “O Maior Brinde de Todos”, convidando internautas e fãs da marca para participar do ritual de celebração, na tentativa de quebrar o recorde mundial do maior número de pessoas brindando num vídeo em corrente e conquistar o título do Guinness World Records™. Para participar, o internauta precisa gravar um vídeo de 10 segundos no www.institucionalcrsbrands.com.br
O colunista estará de férias por três semanas.
Voltará no próximo dia 12 de dezembro. 

Sobre
É jornalista desde 1977 e formado pela Unicap. É Mestre em Ciências da Linguagem desde 2018. Já atuou no Jornal do Brasil, O Globo e Diário de Pernambuco. Assina a Coluna JC Negócios desde 1998, tendo apresentado programas de Economia nas TVs Tribuna e Jornal. Escreve sobre mídia digital e apresenta o programa Momento Econômico na Rádio Jornal de segunda a sexta, às 17h30
Localidade:Recife
Telefone:(81) 3413.6536
Cargo:Colunista
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Jornal @ 2022 – Uma empresa do grupo JCPM
PARA SOLICITAÇÃO DE LICENCIAMENTO, CONTACTAR [email protected]

source

Leave a reply