Lula: 'É preciso parar de judicializar a política' – Itatiaia

0
37

Ouça a rádio
Ouvindo…
Programação
Compartilhe
Menu
Compartilhar
Por Marcelo da Fonseca
27/01/2023 às 11:10
Google Notícias
Inscreva-se
Compartilhar
Em encontro com os governadores na manhã desta sexta-feira (27), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que é preciso evitar a “judicialização da política” e que cada Poder atue dentro de suas funções. 
Veja mais: ‘Meu gabinete e de meus ministros estarão abertos’, diz Lula em encontro com governadores
Lula disse que pediu aos líderes partidários para evitar a judicialização de temas que são debatidos entre os poderes Legislativo e Executivo e admitiu que muitas vezes os grupos derrotados no Congresso não aceitam o processo democrático. 
“É preciso parar de judicializar a política. E nós temos culpa de tanta judicialização. A gente perde uma coisa no Congresso Nacional, ao invés de aceitar a regra do jogo democrático de que a maioria vence e a minoria cumpre, a gente recorre a uma outra instância para ver se a gente consegue ganhar. É preciso parar com esse método de fazer política, porque isso faz com que o Judiciário adentre ao poder Legislativo e fique legislando no lugar do Congresso Nacional. E que o executivo cumpra o que tem que cumprir”, afirmou o presidente. 
Lula disse que espera uma relação mais harmônica com os governadores, independente de filiações partidárias e posições ideológicas. O presidente defendeu que temas polêmicos, como a redução do ICMS, sejam debatidos de forma transparente entre o Planalto e os governos estaduais. 
“Nós sabemos que cada governador tem suas demandas locais, que querem discutir uma série de coisas, a questão do ICMS é uma coisa que está na cabeça de vocês desde que foi aprovada pelo Congresso, é algo que vamos ter que discutir, dizer se pode ou se não pode. Queremos ouvir quais são as coisas que vocês consideram prioritárias para o estado de vocês”, disse Lula. 
Em julho do ano passado, o Congresso aprovou uma redução no percentual do ICMS para combustíveis atendendo a um pedido do governo Jair Bolsonaro (PL). A medida resultou na redução do preço da gasolina nas bombas, mas afetou a arrecadação nos estados.
O presidente afirmou também que pretende retomar as políticas de financiamento do BNDES às obras públicas nos estados. “Cada governador tem uma obra na cabeça que é a obra de seu sonho para seu estado. Nós queremos compartilhar com vocês a possibilidade de repartir o sacrifício de fazer essas obras. Pretendo fazer com que o BNDES volte a ser um banco de desenvolvimento, e para ser um banco de desenvolvimento tem que ter paciência e competência para, se necessário, emprestar dinheiro para os governadores concluírem obras em seus estados”, avaliou.

Leia Mais
PODER EXECUTIVO
SEM TRANSPARÊNCIA
REUNIÃO NO PLANALTO
RUSGAS
OPOSIÇÃO
Colunistas
Mais lidas do dia
Google Notícias
Inscreva-se
Central de Trânsito
Acompanhe ao vivo
Av. Barão Homem de Melo, 2222 – Estoril Belo Horizonte, MG
T.(31)21053588
Todos os direitos reservados © 2022 itatiaia.
Todos os direitos reservados    © 2022 Itatiaia.

source

Leave a reply