Lula irá a abertura do Judiciário e enviará ministros ao Congresso – Poder360

0
39

Presidente deve discursar no STF e ministro da Casa Civil, Rui Costa, levará mensagem presidencial a congressistas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará da cerimônia de abertura dos trabalhos do Judiciário na 4ª feira (1º.fev.2023), realizada no plenário do STF (Supremo Tribunal Federal), às 10h. Na 5ª feira (2.fev.2023), os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, representarão o presidente na retomada dos trabalhos no Congresso Nacional.
A cerimônia no Supremo marcará também a reconstrução do plenário, depredado no 8 de Janeiro, quando extremistas invadiram o local. Lula deverá fazer um breve discurso logo depois da presidente da Corte, Rosa Weber.
Já no Congresso, Costa será o responsável por entregar a mensagem presidencial. Ela será lida pelo primeiro-secretário da Mesa do Congresso, que será definido na 4ª (1º.fev). O documento é enviado todos os anos e ressalta as prioridades do governo na Câmara e no Senado.
A ausência de Lula na cerimônia não é novidade, mas é vista como uma oportunidade perdida de deferência aos congressistas. Não é obrigatório que o presidente da República compareça nestas ocasiões, mas Lula esteve presente em 2003, no início de seu 1º mandato. Depois, foi sempre representado por um ministro.
O ex-presidente Jair Bolsonaro levou a mensagem presidencial pessoalmente ao Congresso em 2021 e 2022. Em 2020, o texto foi lido pelo então ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Na época, Bolsonaro se recuperava de uma cirurgia que havia feito na véspera.
a) Para receber as informações solicitadas, você nos autoriza a usar o seu nome, endereço de e-mail e/ou telefone e assuntos de interesse (a depender da opção assinalada e do interesse indicado). Independentemente da sua escolha, note que o Poder360 poderá lhe contatar para assuntos regulares.
b) Caso não deseje oferecer o seu consentimento para as divulgações do Poder360, é possível seguir sem receber as informações assinaladas acima. Você poderá, a qualquer momento, se descadastrar de nossos contatos ou revogar o consentimento dado abaixo pelos nossos canais de atendimento.
c) O Poder360 garantirá o exercício de quaisquer direitos e prerrogativas de proteção de dados pessoais em conformidade com a Lei 13.709/2018.
Mais informações, leia nossa Política de Privacidade.
O Poder360 enviou um e-mail para você confirmar a inscrição. Clique no link enviado para o seu e-mail para concluir o cadastro.
Não chegou ainda? Dê uma olhada na caixa de spam se a mensagem não tiver aparecido em alguns minutos.

source

Leave a reply