LULA "morreu" MAIS DE 3 VEZES só em notícias falsas deste mês; veja REAL estado de saúde de Lula – JC Online
Política do Recife, Pernambuco e do Brasil. Informações exclusivas, bastidores e tudo que você precisa saber sobre o mundo político
Lula já “morreu” mais de três vezes em fake news do mês de novembro. Veja mais sobre real estado de saúde de Lula e conheça alguns dos conteúdos falsos divulgados sobre “morte” do presidente eleito.
Desde que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conseguiu sair vitorioso na disputa eleitoral contra Jair Bolsonaro (PL), o que mais surge nas redes de desinformação são histórias sobre “mortes” de Lula.
Desde o início de novembro, as principais buscas sobre o nome de Lula estão vinculadas com mortes, internações, infartos, AVCs, envenenamentos e até clones de dez dedos.
Motivada inicialmente pelo isolamento do presidente eleito na primeira semana após os resultados, causada por uma viagem de descanso à Bahia, os boatos não param de circular.
A última fake news sobre o assunto desmentida pelo site boatos.org, que se dedica a desmentir histórias que circulam por redes de mensagens, relatava que Lula morreu desde o dia 5 de novembro, mas que seu corpo estava escondido no Hospital Sírio-Libanês. O hospital de São Paulo é personagem em diversas das fake news sobre a saúde do presidente eleito.
Apesar de realmente ter sido internado neste domingo (20) para retirar uma leucoplasia da garganta, placa esbranquiçada causada por esforço, Lula passa bem e não detém demais problemas. A cirurgia apontou que as lesões eram benignas e vinculadas apenas ao esforço da voz após longo período de campanha.
O presidente eleito viajaria para Brasília hoje, mas com a missão de não forçar a voz após a cirurgia provavelmente só retornará ao Distrito Federal próxima terça-feira (29).
Mesmo assim, médicos já declararam que Lula está em ótimo estado de saúde. Mesmo assim, o presidente eleito possui forte acompanhamento médico, alimentação equilibrada e rotina de exercícios cotidiana, o que garante melhores condições de saúde.
As demais histórias sobre infartos e AVCs buscam apenas causar pânico na população, gerando instabilidade no sistema democrático que já está sendo questionado por alguns grupos. Veja algumas das fake news que circularam sobre o presidente eleito:
Grande parte desses conteúdos falsos já foram desmentidos pelo Blog de Jamildo, sempre cheque a veracidade das informações que chegam em aplicativos de mensagens ou redes sociais.
Sobre
Estudante de Jornalismo da UFPE, repórter-estagiária do Blog de Jamildo
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Jornal @ 2022 – Uma empresa do grupo JCPM
PARA SOLICITAÇÃO DE LICENCIAMENTO, CONTACTAR [email protected]