Lula mostra apoio de condenados a Bolsonaro na TV – Yahoo Noticias

0
34

A campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que concorre a um terceiro mandato presidencial, levou ao horário eleitoral da televisão e do rádio desta sexta-feira (14) uma peça que mostra os apoios manifestados por condenados e acusados de crimes declarando apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição.
Dentre os nomes citados, estão o goleiro Bruno, condenado pelo assassinato de Eliza Samudio, mãe do filho dele, o ator Guilherme de Pádua, condenado pela morte da atriz Daniela Perez, em 1992, e Flordelis dos Santos de Souza, deputada federal cassada que é ré no caso de assassinato do marido.
Como são feitas as pesquisas de intenção de votos?
Leia todas as últimas notícias sobre Eleições
"Bolsonaro finge defender o cidadão de bem, mas só anda com gente do mal", afirma o narrador. "Assassinos, milicianos, criminosos. Cuidado, esse é o time Bolsonaro", reforça.
Ainda aparecem no vídeo os ex-vereadores do Rio de Janeiro Dr. Jairinho, acusado de torturar e matar o enteado de 4 anos, e Gabriel Monteiro, denunciado por abusar e filmar menores de idade.
O material já havia circulado primeiro nas redes sociais não oficiais da campanha. O vídeo revidou as acusações feitas por Bolsonaro de que Lula seria o favorito entre os presidiários.
"Sabe onde Lula teve mais votos no primeiro turno das eleições? Nas cadeias e nos presídios", afirma a apresentadora na peça do candidato à reeleição repetida três vezes durante a primeira semana do horário eleitoral no 2º turno. A peça utiliza resultados parciais em penitenciárias.
Baixe o app do Yahoo Mail em menos de 1 min e receba todos os seus e-mails em 1 só lugar
Assine agora a newsletter Yahoo em 3 Minutos
Segundo a Constituição Federal, somente presos sem sentença final tem direito ao voto. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) indica que 220 locais de votação foram instalados em unidades prisionais, com mais de 12 mil eleitores registrados em 2022. Contudo, nem todos os votantes são presos.
Os mesários e funcionários das unidades também votam nesses locais. Dessa forma, não há como afirmar com precisão qual candidato obteve mais sufrágios dos encarcerados.
Veja as últimas pesquisas eleitorais para presidente:
Pesquisa Ipec/Globo de 10 de outubro de 2022
Pesquisa PoderData de 12 de outubro de 2022
Pesquisa Datafolha de 7 de outubro de 2022
Pesquisa Genial/Quaest de 13 de outubro de 2022
O segundo turno será disputado no dia 30 de outubro, último domingo do mês. Assim como no primeiro turno, o horário em que os colégios eleitorais estarão abertos para receber os eleitores será das 8h às 17h no horário de Brasília. Locais com fuso diferentes do da capital deverão adaptar seus horários para que o encerramento em todo o país seja simultâneo.
Em estados nos quais houver necessidade, haverá disputa para governador. Todos os estados e o Distrito Federal votarão para presidente da República.
Governador (dois dígitos)
Presidente da República (dois dígitos)
O presidente da República exerce a função de chefe do poder Executivo e de chefe do Estado (autoridade máxima) de forma simultânea em uma nação cujo sistema de governo é denominado presidencialismo.
Como chefe do poder Executivo, o presidente é responsável pelas ações e decisões cotidianas da política brasileira.
Por exemplo: como criar políticas públicas e programas governamentais, como gerir a administração federal, sugerir novas leis, dentre outras atividades. Já como chefe de Estado, o presidente é o representante máximo do país que o elegeu perante o mundo.
O governador é representante do Poder Executivo, com objetivo de governar o povo e conduzir os interesses públicos de cada estado.
Assim, a função do governador é comandar de forma completa o estado e representá-lo em ações jurídicas, políticas e administrativas. Ele também defende todos os interesses e necessidades do estado para com o presidente da República.
O Poder Executivo estadual também possui a função de articulação política com o governo federal, bem como com os municípios que integram o estado.
Segurança pública Uma das maiores responsabilidades do governador estadual é a segurança pública, envolvendo o total controle das Polícias Civil e Militar e a construção e administração de presídios.
Saúde – Está na alçada do governador criar as políticas de saúde estaduais e organizar o atendimento todo o atendimento de saúde, construindo e mantendo hospitais e instalações – laboratórios, centros de doação de sangue e centros de atendimento complexo (hospitais do câncer, por exemplo).
Educação No quesito educacional, o principal foco do governador costuma ser o ensino médio, hoje considerada a mais problemática das etapas do ensino formal brasileiro.
Definir o orçamento estadual – Os documentos orçamentários são de responsabilidade do governador estadual. Eles visam fomentar o planejamento de curto e médio prazo do estado, trazendo mais transparência ao uso dos recursos públicos.
Infraestrutura estadual – A responsabilidade sobre toda a infraestrutura é mantida na alçada do governador estadual. Rodovias e portos, por exemplo, precisam receber cuidados do governo.
Adquirir investimentos federais para estados e municípios – Para viabilizar projetos de grande porte, tanto o estado quanto os municípios dependem de investimentos vindos do governo federal. Para isso, o governador é importante e peça-chave na articulação política entre União, estado e municípios.
O quadro é de estabilidade, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, ante à pesquisa realizada na semana passada
Tem debate no domingo. De dois dos maiores opositores da história política brasileira
Uma bomba caiu no noticiário do futebol na Argentina. O técnico Marcelo Gallardo anunciou hoje em entrevista coletiva que não será mais técnico do River Plate, clube que dirige desde 2014.
BRASÍLIA (Reuters) – O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), afirmou nesta quinta-feira que o governo vai editar ainda nesta semana portarias para regular a construção de eólicas na região Nordeste. "Esta semana teremos duas portarias regulamentando a construção de eólicas no Nordeste", disse ele, que não deu detalhes da medida em discurso em um trio elétrico durante comício em Recife.
A marca será aposentada após mais de 30 anos
O CadÚnico é o recurso utilizado pelo governo para a inclusão de famílias de baixa renda em programas sociais
A Polícia Civil tenta identificar um homem flagrado por câmeras de segurança, na última…
Rapaz era conhecido como "Maradona do Crime" e estava foragido da Justiça
Samu foi ao local, mas não conseguiu reanimar a vítima
Em março passado, a Comissão Europeia propôs tratar a violência baseada no género como "um crime particularmente grave com uma dimensão transfronteiriça".
Os Estados Unidos descartaram nesta quinta-feira (13) uma reativação em curto prazo do acordo nuclear com o Irã, em uma avaliação pessimista das negociações sobre o pacto de 2015, conhecido como JCPOA, paralisadas há algum tempo.
Cerca de metade dos quase 12 mil ingressos destinados apenas à torcida do Flamengo para a final da…
(Reuters) – Incêndios que varreram o Pantanal da América do Sul em 2020 queimaram milhares de quilômetros quadrados de habitat vital para onças e podem ameaçar a sobrevivência dos grandes felinos a longo prazo, revela uma nova pesquisa. As chamas deslocaram, feriram ou mataram 45% das 1.
Denúncias de que a agência europeia de controlo de fronteiras fechou os olhos a reenvios forçados de migrantes da Grécia para a Turquia constam de um relatório do Organismo Europeu de Luta Antifraude, agora divulgado pela imprensa
A NATO prosseguirá, na próxima semana, com os seus exercícios anuais de dissuasão nuclear denominados "Steadfast Noon", apesar das ameaças russas.
Comissão de inquérito ao assalto ao Capitólio a 6 de janeiro de 2021 votou por unanimidade a intimação do antigo presidente dos EUA
Rússia anunciou que mobilização militar terminará em breve e que novas tropas começarão a chegar à linha da frente. Tensão aumenta também entre a Ucrânia e a Bielorrússia
Astronautas da Crew-4 regressaram à terra ao fim de quase seis meses no espaço
Nesta semana, a novela "Por amor" completa 25 anos de sua estreia e o público usou as redes sociais…
Viena acredita ter uma posição privilegiada como mediador em conflitos, nomeadamente na guerra na Ucrânia

source

Leave a reply