Lula não entregou passaporte à PF recentemente; apreensão ocorreu em 2018 – UOL Confere

0
112

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos
Pedro Vilas Boas
Colaboração para o UOL
13/12/2022 18h33Atualizada em 13/12/2022 18h34
Não é verdade que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tenha entregado recentemente seu passaporte à PF (Polícia Federal), como sugere uma postagem distorcida compartilhada no Facebook na última sexta-feira (9). O documento foi entregue em 26 janeiro de 2018 —dois dias após o petista ter sido condenado em segunda instância no caso do tríplex em Guarujá (SP)— e devolvido 11 dias depois.
A postagem mostra, sem contexto, uma reportagem do Jornal da Record sobre a apreensão do passaporte, acompanhada da descrição: “Eu sabia que Lula e Alkimin (sic) não seriam diplomados e estaria fugindo (sic) das 322 prisões decretadas pelo STFM (sic) em todo Brasil…porque BOLSONARO 22 continua Presidente até 2027…”.

A diplomação formaliza o resultado oficial das eleições e atesta que o presidente e o vice eleitos têm condição de assumir seus respectivos mandatos. Também confirma a apuração de todos os votos, a análise das prestações de contas dos partidos e a avaliação dos recursos que questionaram o resultado das eleições.
Alcance. A publicação distorcida, compartilhada na sexta-feira (9), registra 1 milhão de visualizações, 9,4 mil comentários e 49 reações. No Kwai, uma postagem distorcida tem 1,1 milhão de visualizações, 68,2 mil curtidas, 6,4 mil comentários e 22,9 mil compartilhamentos. A informação também foi checada pela Reuters e pelo Aos Fatos.
O UOL Confere aplica o selo distorcido aos conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.
O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Por favor, tente novamente mais tarde.

Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Ainda não é assinante? .
Se você já é assinante do UOL, .
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

source

Leave a reply