Lula NÃO MORREU, nem foi substituído por clone / sósia de 10 dedos; entenda fake news – JC Online

0
222

Política do Recife, Pernambuco e do Brasil. Informações exclusivas, bastidores e tudo que você precisa saber sobre o mundo político
Fake news declara que Lula havia morrido e sido substituído na COP 27 por clone ou sósia com 10 dedos. Histórias de internações do presidente circulam desde a primeira semana pós-eleições 2022.
Após Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ser eleito presidente da República no dia 30 de outubro, diversas fake news começaram a se espalhar. Informações inverídicas já deram o presidente eleito como “morto” mais de três formas diferentes (infarto, AVC, pneumonia e envenenamento) desde o resultado das eleições. 
Depois de realmente ser internado para um procedimento na laringe, que foi bem sucedido e identificou que não havia nenhuma célula cancerígena, os boatos começaram a tomar mais força. 

AHMAD GHARABLI / AFP
Lula na Cop 27, em foto percebe-se que o presidente eleito possui 9 dedos – AHMAD GHARABLI / AFP

Em mensagem que circula desde a última semana, é relatado que todas as mentiras sobre Lula ter sido internado ou morrido eram verdadeiras, mas que tentaram enganar a população.
A justificativa das mensagens era que levaram um sósia do presidente eleito para COP27. A prova desse boato seria de que o Lula “fake” teria dez dedos, enquanto o verdadeiro só possui 9 nas mãos. 
Essa teoria não faz muito sentido e não se sustenta. Mesmo uma pessoa muito semelhante a Lula seria identificada e questões como tom de voz não poderiam ser idênticas. Além disso, o sistema de clonagem do mundo ainda não chegou a realizar esse feito com sucesso em seres humanos, muito menos tão rápido. 

Se o foco fosse criar um “Lula fake” para enganar a população, as pessoas iriam arrancar um dedo para torná-lo mais parecido. 
O vídeo usado como argumento, em que se vê Lula acenando com a mão esquerda, é de uma câmera espelhada, comum em celulares, o que inverte o lado da imagem. Com isso, percebe-se que era a mão direita do presidente eleito que era movida. Outras fake news sobre a morte de Lula já foram desvendadas e divulgadas no Blog de Jamildo. 

Sobre
Estudante de Jornalismo da UFPE, repórter-estagiária do Blog de Jamildo
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Jornal @ 2022 – Uma empresa do grupo JCPM
PARA SOLICITAÇÃO DE LICENCIAMENTO, CONTACTAR [email protected]

source

Leave a reply