LULA não pode ser DIPLOMADO em dezembro? Entenda vídeo que circula – JC Online

0
54

Política do Recife, Pernambuco e do Brasil. Informações exclusivas, bastidores e tudo que você precisa saber sobre o mundo político
Vídeo já soma 19,6 mil visualizações, 1,1 mil curtidas, 184 comentários e 342 compartilhamentos.
Circula no aplicativo Kwai um vídeo afirmando que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não poderá ser diplomado no dia 19 de dezembro deste ano por ser “ficha suja”.
Segundo a publicação, o pedido foi feito pela “advogados da Lei da Ordem do Brasil” pelo fato do petista ter processos em tramitação, tramitados, em julgamento ou já julgados. O vídeo também diz que Geraldo Alckmin (PSB) não pode assumir a vice-presidência.
Até o dia 25 de novembro, a postagem já somava 19,6 mil visualizações, 1,1 mil curtidas, 184 comentários e 342 compartilhamentos.
O Comprova, site especializado em checagens de fake news, realizou uma apuração para verificar as informações da publicação e as classificou como falsas. Segundo as apurações, a solicitação citada no vídeo nunca existiu.
Lula foi condenado em abril de 2018 e por isso esteve incapacitado de concorrer às eleições presidenciais daquele ano. Atualmente, não há condenações contra o petista, uma vez que o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou as condenações.
O tribunal entendeu que Lula não teve seus direitos respeitados e que os processos não poderiam ter tramitado na Justiça de Curitiba. Por isso, os direitos políticos do petista foram restituídos.
O Partido dos Trabalhadores oficializou a candidatura de Lula e de Geraldo Alckmin em 21 de julho deste ano e em 21 de setembro o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou por unanimidade a candidatura. Ambos serão diplomados no dia 19 de dezembro.

Ainda de acordo com o vídeo publicado no Kwai, o presidente Jair Bolsonaro (PL) assumiria a presidência no lugar de Lula, o que não é verdade.
Segundo a Constituição, se o presidente eleito estiver impedido de assumir, a presidência seria ocupada, na ordem de prioridade por: vice-presidente, presidente da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.

Segundo o artigo 215 do Código Eleitoral, o processo de diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral legitima que o candidato foi eleito pela população e que por isso está apto a ocupar a cadeira da presidência.
No evento não há análise de certidões criminais, já que este tipo de análise é feita antes das eleições. De acordo com o relator do processo, o ministro Carlos Horbach, Lula e Alckmin preenchem as exigências de elegibilidade requeridas pela Constituição Federal e pela lei eleitoral.
Quando o autor do vídeo do Kwai afirma que Lula possui “ficha suja”, ele se refere à Lei da Ficha Limpa, sancionada pelo próprio petista em 2010.
Esta lei classifica como “ficha suja” o político que não pode se candidatar por ter sido cassado ou renunciado para evitar a cassação ou por ter sido condenado por um colegiado da Justiça.

Telefone:3413.6434
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Jornal @ 2022 – Uma empresa do grupo JCPM
PARA SOLICITAÇÃO DE LICENCIAMENTO, CONTACTAR [email protected]

source

Leave a reply