Lula quer fazer mudanças no CadÚnico; saiba mais – Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital – Tudo sobre Bancos, Crédito e Fintechs
Governo Lula destaca a urgência na reformulação do CadÚnico – plataforma de dados utilizada pelo governo. Entenda
Governo Lula volta a falar sobre a urgência que tem em realizar mudanças no CadÚnico. A plataforma do governo reúne dados de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica para realizar o encaminhamento destas aos programas sociais.
Além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), representantes de seu governo destacam a necessidade de uma atualização dos dados. Governo busca garantir que os benefícios cheguem aos que realmente precisam.
Na última quinta-feira (12), durante café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto, o presidente falou sobre os atentados aos Três Poderes por parte de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) e aproveitou a oportunidade para realizar críticas ao ex-chefe do Executivo.
O petista afirmou que não pode receber o nome de “gasto” o investimento na qualidade de vida dos mais pobres. Além de reafirmar a necessidade de mudanças no CadÚnico, para que os programas sociais de fato atendam a população mais necessitada.
Através do CadÚnico, famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica podem ter acesso a programas sociais do governo como: Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, ID Jovem, Vale-gás, entre outros.
Recentemente, em reunião realizada entre o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e o presidente da Dataprev, Gustavo Canuto, foram discutidos os principais pontos sobre as mudanças no CadÚnico.
A Dataprev é a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social, sendo uma instituição pública responsável pelo sistema do Cadastro Único.
Durante a conversa, as partes reconheceram como prioridade a atualização dos dados dos cidadãos para garantir maior segurança no fornecimento dos benefícios.
“A agenda foi um passo para que possamos garantir um conjunto de providências voltadas para a segurança de dados na tomada de decisões para fila de espera. São milhões de pessoas passando fome, que se inscrevem e às vezes nem conseguem se inscrever”, disse o ministro.
Ainda sobre as mudanças no CadÚnico, o ministro falou sobre as determinações do presidente Lula quanto a modernização do sistema. “Investir na modernização é promover mais agilidade, segurança e eficiência na relação com os mais necessitados”, explicou Wellington Dias.
Os mais de 40 milhões de brasileiros cadastrados na plataforma do governo podem conferir se seus dados estão atualizados por meio do site do CadÚnico.
Imagem: Sidney de Almeida / Shutterstock
Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Atualmente fazendo parte do Seu Crédito Digital, acumulo experiências como redatora de finanças, economia e futebol.
Anterior
Confira o novo valor do seguro-desemprego
Próximo
Alfa anuncia o lançamento de FIDC para startups