Lula quer uma mulher no comando do Banco do Brasil (BBAS3); veja as cotadas – Suno Notícias
Siga o Suno Notícias nas redes:
Notícias Negócios
Siga-nos no
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer que uma mulher assuma a liderança do Banco do Brasil (BBAS3) durante o seu governo. Segundo informações divulgadas nesta quarta (14), o martelo ainda não está batido e, entre os nomes cotados, encontram-se três funcionárias de carreira da instituição.
De acordo com a apuração do jornal Valor Econômico, as opções que circulam nos bastidores são:
A ideia dos petistas é selecionar alguma funcionária de carreira, ainda na ativa, e promovê-la para a presidência do Banco do Brasil, mas as opções que se enquadram no perfil desejado não são muitas.
Além do desejo de Lula, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, estaria pressionando o presidente eleito para colocar uma mulher na liderança do BB.
Caso a Caixa Econômica Federal siga sendo comandada por uma mulher no governo Lula, a pressão para que a liderança do BB também seja feminina diminuiria — atualmente, a presidência da Caixa está nas mãos da economista Daniella Marques, que entrou no cargo após a saída de Pedro Guimarães, acusado de assédio contra funcionárias do banco.
Para ocupar o lugar de Daniela durante a nova gestão Lula, um dos nomes apontados nos bastidores é o de Maria Fernanda Ramos Coelho, ex-presidente da instituição financeira durante o segundo governo do petista.
Em coletiva de imprensa realizada na noite de terça (13), o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reforçou que os nomes dos líderes do BB e da Caixa estão sendo escolhidos diretamente por Lula.
Entre as executivas apontadas para liderar o alto escalão do Banco do Brasil, existem alguns prós e contras.
No caso de Ana Paula, um dos pontos negativos é que ela é ligada à administração atual. Além disso, seu marido, Flávio Basílio, atuou no governo Temer e se aproximou dos militares, mas não é considerado um “bolsonarista”.
Lucinéia é bem avaliada no departamento jurídico, mas faltaria experiência na área comercial. Enquanto isso, Ângela é vista como uma possibilidade mais independente e que não teria grandes ligações políticas.
Na contramão deste movimento de Lula, o atual presidente do BB, Fausto Ribeiro, faz uma campanha para permanecer à frente do banco. Funcionários da instituição também realizam um movimento voluntário para ele siga na liderança da empresa, com o mote #FicaFausto.
Próximo da família Bolsonaro, Ribeiro foi criticado quando assumiu a gestão do Banco do Brasil por não ter passado por nenhuma vice-presidência da empresa. Mesmo assim, sua administração foi técnica e ele deixará o cargo tendo entregue lucros e rentabilidades históricas.
Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA), conta com extensão em Jornalismo Econômico pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). No Suno Notícias, atua como repórter de Mercado, com foco nos setores de telecomunicações, varejo, alimentos e renda fixa. Conta com passagens pelo jornal O Estado de São Paulo, como trainee de Jornalismo Econômico, e pelo site Notícias da TV.
Notícias Relacionadas
Compartilhe sua opinião
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 Torre D, 13º Andar, São Paulo – SP, 04543-011
Copyright 2022 © Suno Research