Lula se reúne com funcionários da limpeza e da manutenção do Planalto – Metrópoles

0
65


13/01/2023 18:01, atualizado 13/01/2023 18:23
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PL) se reuniu, na tarde desta sexta-feira (13/1), com todos os funcionários da limpeza, da manutenção elétrica e hidráulica responsáveis pela conservação do Palácio do Planalto.
Na ocasião, Lula agradeceu os trabalhadores que limparam a sede da Presidência da República no dia seguinte aos ataques terroristas de 8 de janeiro, quando bolsonaristas radiciais invadiram e vandalizaram os prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF).
Nas redes sociais, o presidente disse que os funcionários “limparam e reergueram” o Planalto “em pouquíssimos dias, depois do estrago feito por vândalos”.
Hoje agradeci os trabalhadores que limparam e reergueram o Palácio do Planalto em pouquíssimos dias, depois do estrago feito por vândalos. Esse é um patrimônio do povo brasileiro, de todos nós. Muito obrigado.
📸: @ricardostuckert pic.twitter.com/rDTFcKqDVZ

— Lula (@LulaOficial) January 13, 2023

“De coração, muito obrigado a cada companheira, a cada companheiro, pelo trabalho que vocês fizeram”, disse o presidente, segundo comunicado divulgado à imprensa. Lula pontuou que as equipes chegaram ao Planalto, na segunda-feira (9/1), viram o que tinha acontecido e “tocaram o braço para funcionar”. “Eu, quando cheguei no dia seguinte, nem achava que ia estar tudo limpo, tudo bonito”, confessou.

window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({mode: “thumbnails-c-3×1”,container: “taboola-mid-article”,placement: “Mid Article”,target_type: “mix” });
O presidente ainda disse que espera punir todos os envolvidos e responsáveis pelos atos antidemocráticos e golpistas. Segundo o balanço mais recente divulgado pela Polícia Federal, 1.159 pessoas foram presas até o momento.
“O que fizeram aqui dentro foi uma espécie de barbárie”, definiu. “Isso aqui é um patrimônio do povo brasileiro. Isso aqui é de cada um de vocês. A gente ocupa isso aqui de forma muito provisória. Espero que a gente consiga punir todos aqueles que fizeram o que fizeram aqui, fizeram na Suprema Corte e fizeram na Câmara dos Deputados”, afirmou Lula.
Nos atos terroristas do último domingo, vândalos invadiram o Palácio do Planalto e danificaram a área externa e interna do prédio. Cadeiras, vidros e móveis foram quebrados e obras de arte foram danificadas.
Após os ataques, além da limpeza, funcionários da Presidência fizeram uma manutenção na rede elétrica e hidráulica do Planalto.

De acordo com levantamento preliminar da Presidência da República, obras importantes, como o Relógio, de Balthazar Martinot, de valor inestimável; As Mulatas, de Di Cavalcanti, avaliada em R$ 8 milhões; e O Flautista, de Bruno Giorgi, de R$ 250 mil, também foram alvos dos atos antidemocráticos.
As mulatas, de Di Cavalcanti, principal peça do Salão Nobre do Palácio do Planalto foi encontrada com sete rasgosReprodução
As Mulatas, de Di Cavalcanti Foto: José Cruz/Agência Brasil
O Flautista, de Bruno Giorgi Beto Barata
Relógio, de Balthazar Martinot reprodução
Relógio, de Balthazar Martinot, foi destruído durante os atos golpistas
Mesa de trabalho de Juscelino KubitscheckFoto: Divulgação
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.
Palmeiras e Flamengo se enfrentam às 16h30 do próximo dia 28 de janeiro, na Arena BRB Mané Garrincha
Interventor Ricardo Cappelli, Arthur Lira e governadora em exercício, Celina Leão, realizam visita 6º Batalhão da PM
Sem habilitação, o motociclista, após tentar ultrapassar um ônibus, bate na lateral e quase atropela uma jovem que entrava no coletivo
A cantora é mãe de Theo, de 8 anos, fruto de seu casamento com Lucas Lima. Apesar de famosa, Sandy não costuma dar detalhes da vida pessoal
Inicialmente, o grupo pensou que se tratava de um cachorro, mas reconsiderou as suspeitas ao perceber partes humanas
Todos os direitos reservados

source

Leave a reply