Lula vai a Roraima ver situação dos Yanomami – EBC

0
47

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta sexta-feira (20) que viajará a Roraima para ver de perto a situação dos Yanomami, povo que vive uma crise sanitária que já resultou na morte de 570 crianças por desnutrição e causas evitáveis, nos últimos anos. A terra indígena Yanomami é a maior do país, em extensão territorial, e sofre com a invasão de garimpeiros. Os detalhes da viagem estão sendo fechados, mas o presidente deve chegar ao estado na manhã deste sábado (21).  
“Recebemos informações sobre a absurda situação de desnutrição de crianças Yanomami em Roraima. Amanhã [sábado] viajarei ao Estado para oferecer o suporte do governo federal e, junto com nossos ministros, atuaremos pela garantia da vida de crianças Yanomami”, afirmou Lula em uma postagem nas redes sociais.
Recebemos informações sobre a absurda situação de desnutrição de crianças Yanomami em Roraima. Amanhã viajarei ao Estado para oferecer o suporte do governo federal e, junto com nossos ministros, atuaremos pela garantia da vida de crianças Yanomami.
A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, que acompanha o presidente Lula na viagem, destacou a situação dos Yanomami e prometeu medidas emergenciais para conter a crise de saúde. “É muito triste saber que indígenas, sobretudo 570 crianças Yanomami, morreram de fome durante o último governo. O Ministério dos Povos Indígenas tomará medidas urgentes em torno desta crise humanitária imposta contra nossos povos”, disse a ministra em uma publicação no Twitter.
A pedido do presidente @LulaOficial visitaremos amanhã a Terra Indígena Yanomami para uma ação interministerial de emergência.

Nossos parentes Yanomami enfrentam uma crise humanitária e sanitária. É inadmissível ver nossos parente morrerem de desnutrição e fome.#SOSYanomami
O presidente não deve ir diretamente às aldeias Yanomami, que ficam no interior do estado, e fará uma visita às estruturas de atendimento à saúde indígena na capital, Boa Vista. Lula estará acompanhado dos ministros da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; da Defesa, José Múcio; do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias; da Saúde, Nísia Trindade; dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida; da Secretaria-Geral, Márcio Macedo; dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e do Gabinete de Segurança Institucional, general Gonçalves Dias.
Também integram a comitiva o comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, e o secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Ricardo Weibe Tapeba.
 Matéria atualizada às 20h24 para acréscimo de informação.
Edição: Aline Leal
Jogador brasileiro foi preso sem direito a fiança segundo decisão tomada por juiz espanhol nesta sexta-feira. Ele foi levado para um presídio em Barcelona.
. A embarcação foi proibida de se aproximar dos portos brasileiros e deve permanecer sobre águas mais profundas. Uma fragata e um navio de apoio oceânico farão o acompanhamento do reboque.
Hipkins tornou-se um nome familiar ao assumir a resposta do governo à pandemia ao ser nomeado ministro da covid-19. Confirmação do nome deve sair no domingo.
Acusados respondem por ato preparatório de terrorismo, associação criminosa, abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de estado, ameaça e incitação ao crime.
“Queremos que o primeiro convênio da EBC, agora no governo Lula, seja firmado com a TV pública da Argentina, com os meios de comunicação públicos argentinos”, disse Paulo Pimenta.
Maior reserva do país vive crise sanitária que já resultou na morte de 570 crianças por desnutrição e causas evitáveis. Ministra dos Povos Indígenas acompanha o presidente.
Alta do dólar no Brasil ocorre na contramão do recuo perante as principais moedas internacionais. Bolsas dos EUA fecharam em alta, impulsionadas por empresas de tecnologia.
Luciana Servo atua em projetos na área de saúde, como Avaliação de políticas de saúde, Prioriza SUS, Contas SHA para o Brasil e Conta Satélite de Saúde.
Pelo texto sancionado nesta sexta (20) pelo presidente Lula, esses trabalhadores passam a poder acumular cargos públicos, além de terem asseguradas melhores condições de trabalho.
Ibaneis é investigado no inquérito aberto por Alexandre de Moraes para apurar conduta das autoridades de segurança do Distrito Federal nos atos golpistas de 8 de janeiro.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Leave a reply