Mais de R$5mi para Verstappen e 'apenas' 60 mil para novatos: veja valores da superlicença da F1 2023 – UOL

0
74

Já dissemos anteriormente que as equipes da Fórmula 1 pagam uma determinada cota de participação à FIA para poder competir na temporada 2023. Mas esses valores não recaem apenas sobre as equipes, com os pilotos também precisando pagar para validarem suas superlicenças.
Esse documento é necessário para que um piloto possa competir no grid, tendo o direito de correr na categoria máxima do automobilismo mundial.
Segundo publicado pelo portal RacingNews365, o valor mínimo de uma superlicença da Fórmula 1 para 2023 foi fixado em 10.400 euros, ou R$59.050. Além disso, os pilotos do grid precisam pagar 2.100 euros (ou R$11.923) para cada ponto obtido no campeonato de 2022. Com isso, quanto maior for o seu sucesso, mais dinheiro deverá desembolsar para a FIA.
Assim, o campeão Max Verstappen, que conquistou 454 pontos na temporada passada, a maior quantidade já obtida por um piloto em uma mesma temporada, precisará pagar a impressionante cifra de 963.800 euros (ou R$5.472.349) pela sua superlicença.
São valores bem mais altos que os do vice-campeão, Charles Leclerc (657.200 euros ou R$3.731.509) ou do terceiro colocado, Sergio Pérez (650.900 euros ou R$3.695.738).
Nico Hulkenberg, Oscar Piastri e Logan Sargeant são os três pilotos que pagarão apenas a taxa básica de 10.400 euros, já que não disputaram ou não pontuaram na temporada 2022 (caso de Hulkenberg). Já Nyck de Vries terá que desembolsar 14.600 euros ou R$82.897, por ter conquistado dois pontos no GP da Itália, que disputou no lugar de Alex Albon.
No total, os pilotos precisarão pagar um total de 4.957.800 euros (R$28.149.840) para a Federação Internacional de Automobilismo).
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Red Bull, AlphaTauri, Williams e mais: as opções da Honda para o retorno à F1 em 2026
F1: Arábia Saudita será palco da abertura da temporada 2024
F1: Vasseur deve ser o próximo chefe da Ferrari, diz site alemão
Coulthard já vê Verstappen como um dos melhores da história da F1
F1 – Horner analisa saída de Binotto da Ferrari: “Não estou surpreso”
Drugovich ficou surpreso pelo domínio na conquista do título da F2
Brasileiro disse que decisão de retorno à MP Motorsport após um 2021 decepcionante com a UNI-Virtuosi foi “a melhor que já tomou”
Marko teve reunião chave com novo chefe da Red Bull sobre futuro na F1
Austríaco disse que resultados de primeiro encontro oficial com Mintzlaff foram positivos, com ambos na mesma página
F1: Wolff diz que nem a ausência do teto orçamentário teria resolvido problemas da Mercedes com W13
Segundo o chefe da Mercedes, problemas com carro de 2022 só foram resolvidos com o tempo e a compreensão do novo regulamento
GALERIA: Conheça os carros e pilotos da temporada 2023 da Fórmula E
Nova temporada marca o início da era do Gen3; primeira corrida será realizada em janeiro
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:

source

Leave a reply