Marcas se movimentam para acompanhar o retorno do futebol … – Mundo do Marketing

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Equipes do país inteiro já voltaram aos gramados para a disputa dos campeonatos estaduais que deram início à nova temporada do futebol brasileiro. Enquanto a bola rola a todo o vapor nos estádios, fora deles, as diretorias dos clubes e federações estaduais trabalham para fechar acordos de Marketing e patrocínios para ter fôlego financeiro ao longo do extenso calendário de 2023.
Listamos algumas das principais movimentações do primeiro mês do ano:
Times
– Flamengo
Liderando as ações de Marketing em janeiro, o Flamengo fechou acordo de patrocínio com a marca Sil Fios e Cabos Elétricos. Estampados nas mangas da camisa rubro-negra, o logotipo da empresa brasileira substitui o logo da Havan, antiga patrocinadora do Flamengo, cujo contrato foi rompido em 2022. Os valores do novo acordo não foram divulgados.
A equipe carioca anunciou, também, a renovação do acordo de patrocínio com a plataforma de e-commerce Mercado Livre. Além de trazer receitas que giram em torno de R$ 20 milhões por ano, a marca, que patrocina o time do ninho desde 2021, também reafirmou o compromisso com a equipe feminina do rubro-negro. A renovação do contrato foi celebrada com o lançamento de uma camiseta comemorativa, criada pela Braziline e vendida, inicialmente, de forma exclusiva no Mercado Livre. A peça faz alusão à participação do time no Mundial de Clubes que acontecerá no Marrocos em fevereiro.
Antes de embarcar para o continente africano, o rubro-negro viajou até o Espirito Santo para enfrentar o Madureira pela segunda rodada da Taça Guanabara. A partida, que terminou em um frustrante empate sem gols, ficou marcada como o primeiro “Open Bar” de chope artesanal do Brasil. Patrocinadora do evento, a startup MeuChope distribuiu aos torcedores 15 mil litros de chope gratuitamente. A ação da marca capixaba, que busca democratizar e expandir a oferta de cervejas artesanais pelo país, faz parte do lançamento de um pacote de incentivo de R$ 5 milhões para bares e restaurantes utilizarem o MeuChope Marketplace.
Enquanto isso, pensando nos torcedores que acompanharão de casa as aventuras do rubro-negro em terras marroquinas, a Condor lançou uma vassoura temática com as cores do Flamengo. Inspirada no premiado modelo V35, a edição limitada promete ajudar o torcedor flamenguista a decorar a casa durante a disputa do Mundial. Além disso, caso o clube se sagre campeão, o produto, que conta com a tecnologia de Cerdas Cruzadas, será indispensável para a limpeza completa dos ambientes pós-celebração.
– Palmeiras
Protagonista no cenário desportivo brasileiro nos últimos anos, o Palmeiras lançou junto à Puma os novos uniformes para a temporada 2023 na campanha “Bem-vindos à Terceira Academia”. O nome faz alusão às icônicas equipes do alviverde nas décadas de 60 e 70 – Primeira e Segunda Academia, respectivamente. Além disso, as novas camisas da marca alemã serão lançadas em três versões: jogador, torcedor e estádio. Mais acessível, o modelo estádio será comercializado na loja oficial do Palmeiras por R$ 179,90.
– Vasco
O Gigante da Colina viajou aos Estados Unidos para a disputa da Florida Cup 2023 levando consigo um convidado especial. Parceiro do cruz-maltino, o Banco BMG patrocinou a competição e expôs a logomarca nos painéis de LED nas transmissões dos jogos internacionais contra o River Plate, da Argentina, e contra o Inter Miami. A fintech aproveitou o espaço de exposição para homenagear Roberto Dinamite, ídolo vascaíno morto no começo do mês.
– Santo André
O time do ABC ganhou dois parceiros importantes para a disputa do Campeonato Paulista. A marca Obramax estampará a barra inferior traseira da camisa do Ramalhão, enquanto o logo da FreeCô ficará exposto nas mangas. Além das propriedades, as marcas serão ativadas em ações específicas com o Santo André.
– Inter de Limeira
A exemplo do Santo André, a equipe de Limeira também chegou a um acordo de patrocínio com a FreeCô. Com a parceria, a marca pretende expandir o alcance do produto no interior paulista, região com alto potencial de crescimento de vendas.
Competições
– Campeonato Carioca
O Assaí Atacadista é o mais novo patrocinador do Campeonato Carioca. O acordo reforça a estratégia de investimento da marca na região e tem validade até o fim da temporada. Os termos do contrato incluem a apresentação da marca nas placas no gramado, painéis nas laterais dos campos e ações de relacionamento. A empresa é a principal patrocinadora do Brasileirão e Atacadista Oficial do Campeonato Paulista e da Copa do Nordeste.

– Campeonato Mineiro
A Federação Mineira de Futebol (FMF) renovou o acordo de patrocínio com a Gerdau para o Campeonato Mineiro. A iniciativa reforça a estratégia da empresa de valorização do esporte como instrumento de cidadania. Além da siderúrgica, esta edição do Mineiro terá o apoio da Webmotors. A exposição da marca se dará na placa de campo em todos os jogos, assim como nas costas dos uniformes dos árbitros e no painel utilizado durante as entrevistas no intervalo e ao final dos jogos. Além disso, serão realizadas ativações da marca nos perfis no Instagram dos influenciadores digitais Fael Oliveira, do Atlético Mineiro, e Samuel Venâncio, do Cruzeiro, os maiores clubes do estado.
– Campeonato Gaúcho
Com a chegada do craque uruguaio Luís Suarez ao Grêmio, o Gauchão deste ano está atraindo olhares do mundo inteiro. Aproveitando o potencial desta vitrine, a Webmotors estará presente nos painéis de LED, nas placas dos estádios e no painel das entrevistas realizadas durante os intervalos e ao final dos jogos na Arena Grêmio e no Beira-Rio, estádio do Internacional. Além disso, a Federação Gaúcha renovou o acordo de patrocínio com a Ipiranga, com uma novidade: a marca estendeu o patrocínio à competição feminina, dando continuidade à ação inédita de ser a primeira distribuidora a apoiar a categoria.
– Libertadores
Parceira da maior competição do futebol sulamericano desde 2017, a Amstel renovou e estendeu o vínculo com a CONMEBOL, organizadora do torneio, até 2026. Nos novos termos do acordo, a marca holandesa patrocinará também a modalidade feminina do torneio. O acordo estendido inclui visibilidade no estádio e experiências exclusivas, patrocínio de transmissão, conteúdo de marca e distribuição de ingressos. A empresa também continuará a desenvolver ativações dedicadas, incluindo campanhas integradas, embalagens e promoções ao consumidor para mostrar a parceria e estabelecer ainda mais sua posição na região.
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*Com supervisão de Priscilla Oliveira.
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