Marroquinos celebram vitória compartilhada por África e mundo árabe – Portal EBC

0
56

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Torcedores marroquinos explodiram de alegria neste sábado quando seu time se tornou o primeiro país africano a chegar à semifinal de uma Copa do Mundo, deixando o estádio com um barulho ensurdecedor e provocando gritos, choros e danças dentro do próprio país.
“Eles nos deixaram felizes e orgulhosos e provaram que podem chegar à final. Por que não? Estamos muito orgulhosos desta seleção que é apoiada pela África e pelos árabes”, disse Siham Motahir, uma jovem de Rabat, onde os cafés lotaram de torcedores para assistir ao jogo.
POV: você está na torcida do Marrocos na classificação HISTÓRICA para as semifinais da #CopadoMundoFIFA pic.twitter.com/Lnvxghe2Hc
A vitória por 1 a 0 sobre Portugal, de Cristiano Ronaldo, é a terceira do Marrocos sobre um time europeu de alto escalão no torneio, uma sequência que trouxe alegria em todo o país e apoio generalizado em todo o continente africano e mundo árabe.
O presidente da União Africana, Macky Sall, escreveu no Twitter, usando letras maiúsculas para enfatizar sua empolgação: “HISTÓRICO! E FANTÁSTICO!”
HISTORIQUE! ET FANTASTIQUE! LES LIONS DE L’ATLAS SONT QUALIFIÉS EN DEMI FINALE DE LA COUPE DU MONDE! BRAVO LE MAROC.
Em um café de Abidjan, onde as pessoas assistiam ao jogo e bebiam cerveja para comemorar a vitória, o cliente Jules Goule disse que os marfinenses estavam orgulhosos da vitória do Marrocos. “Através de Marrocos, a África acaba de mostrar que pode competir com outros continentes no futebol”, afirmou.
“Waoh, waoh… Marrocos! É muita alegria! A África está brilhando! Vai África!”, gritou Agwe Jefferson, de 28 anos, um motorista na capital de Camarões, Yaoundé.
À medida que o jogo avançava, os torcedores marroquinos gritavam “Ole, ole, ole!” em uníssono, abafando alguns torcedores portugueses e vaiando sempre que Portugal tomava posse da bola.
Na cabine de imprensa, um segurança, aos gritos de triunfo, abraçou um jornalista marroquino que chorava de felicidade.
Enquanto o jogador marroquino Jawad El Yamiq caminhava pelo campo com uma bandeira pendurada nos ombros, um torcedor ficou imóvel, olhando para o gramado com as mãos sobre a boca, como se não pudesse avaliar a escala da vitória.
Mas em Rabat torcedores lotavam as ruas e as pessoas se aglomeraram em direção à praça do centro onde as vitórias do Marrocos são comemoradas.
“Os últimos minutos pareceram horas”, disse um torcedor, Samir Saqri, ao se juntar à multidão.
“O Marrocos está mostrando que as seleções africanas podem competir em alto nível”, acrescentou
* É proibida a reprodução deste conteúdo.
Cerca de 400 convidados estão presentes, entre eles, parlamentares, ministros de tribunais superiores e representantes de governos estrangeiros.
Medida provisória com o valor atualizado está em medida provisória publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União. Atualmente, o salário mínimo é de R$ 1.212.
O ato solene, no Tribunal Superior Eleitoral, com a presença de cerca de 300 convidados e forte esquema de segurança, marca o fim de todo o processo eleitoral.
Na cidade de Sabará, em apenas uma hora choveu o equivalente a 84 milímetros, volume que a prefeitura classifica como “muito acima do normal”.  Quatro muros de contenção desabaram. 
Pelé está consciente e com sinais vitais estáveis. No entanto, diz o hospital, ele segue internado em quarto comum, ainda sem previsão de alta.
Após eliminarem Bélgica, Espanha e Portugal, Leões do Atlas encaram a França, atual bicampeã mundial, por uma vaga na final da competição. Duelo será às 16h de quarta-feira (14).
Giovanni Quintella Bezerra foi denunciado por estuprar uma mulher durante o parto no Hospital da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.
Hermanos e europeus se enfrentam a partir das 16h desta terça-feira (14), em Doha. Seleção argentina segue sonhando com o bicampeonato, enquanto adversários buscam o título inédito.
Das 2.917 vagas, 599 serão reservadas para candidatos na modalidade de Ampla Concorrência, 1.233 para estudantes EP e 1.085 para estudantes PPI. Inscrições vão até o dia 11 de janeiro.
Segundo o diretor do Observatório Sírio para os Direitos Humanos, Rami Abdel Rahmane, a operação foi feita em cooperação com elementos das SDF na província de Deir Ezzor.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Leave a reply