Mecenas do Galo tem clube em homenagem a Zico, ídolo do Flamengo – O Tempo

0
47

Assine O TEMPO e acesse a todo o conteúdo sem limite de leitura
OFERTA ESPECIAL: R$1,90 NO PRIMEIRO MÊS
OFERTA ESPECIAL:
R$1,90 NO PRIMEIRO MÊS
Desde o final dos anos 1970, o torcedor do Atlético nutre uma rivalidade com o Flamengo. O que torna o jogo deste sábado(15), no Maracanã, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, especial no calendário do atleticano, mesmo sem muita coisa em disputa.
O histórico de rivalidade começou na época em que Zico ainda atuava pelo time carioca, o que faz dele um dos grandes vilões da história atleticana. Mesmo assim, o eterno camisa 10 da Gávea inspirou um clube de Minas Gerais que pertence a Ricardo Guimarães, mecenas do Atlético.
Fundado em 1986, o Coimbra surgiu como homenagem a Zico, que se chama Artur Antunes Coimbra. Então uma equipe amadora de Nova Lima, cidade vizinha a Belo Horizonte, o time se tornou profissional em 2006, quando foi comprado pelo Banco BMG, que pertence a Ricardo Guimarães, à época presidente do Atlético. Atualmente ele é o presidente do Conselho Deliberativo do time mineiro.
Nem mesmo toda a rivalidade com o Flamengo fez com que Coimbra ganhasse um novo nome. De acordo com o site da Federação Mineira de Futebol, a data de fundação do Coimbra Esporte Clube Ltda consta como 5 de janeiro de 2006, data em que passou a ser propriedade de Ricardo Guimarães.
A rivalidade do Atlético com o Flamengo começou em 1979, num amistoso em que Pelé vestiu a camisa rubro-negra. No que era para ser um jogo festivo para ajudar as vítimas das enchentes que assustavam Minas Gerais, o time rubro-negro goleou o clube alvinegro por 5 a 1 em meio a muita confusão entre as duas torcidas nas arquibancadas do Maracanã, que recebeu quase 140 mil pagantes.
Nos anos seguintes, a ira dos atleticanos em relação ao Flamengo ficou ainda maior, após os confrontos pela final do Campeonato Brasileiro de 1980 e o polêmico jogo de desempate na Copa Libertadores de 1981, disputado no Serra Dourada e que acabou ainda na primeira etapa, após José Roberto Wright expulsar cinco jogadores do Atlético. O Flamengo classificou, venceu o torneio continental e também o Mundial.
Oportunidade para dar um novo nome ao Coimbra não faltou, já que desde 2006 o clube deixou Nova Lima, passou por Uberlândia e Belo Horizonte, até se estabelecer em Contagem, município que também é vizinho da capital mineira. Em Contagem, foi construído o Centro de Treinamento Flávio Pentagna Guimarães, que leva o nome do pai de Ricardo Guimarães, e está prevista a construção de um estádio.
O local com quase 100 mil m² conta com dois campos oficiais e dois menores, apenas para treinamentos, além de academia, alojamento, departamento médico e auditório.
Após dois acessos consecutivos, com os títulos da Segunda Divisão e do Módulo II do Campeonato Mineiro, em 2018 e 2019, respectivamente, o Coimbra disputou a elite do Campeonato Mineiro por duas temporadas, em 2020 e 2021. Mas a Águia Metropolitana foi rebaixada no ano passado e está novamente nas divisões inferiores do Estadual.
O foco do clube está em revelar jogadores e fazer dinheiro em negociações. Além da equipe profissional, o Coimbra ainda tem times das categorias sub-15, sub-17 e sub-20. Embora carregue o nome de Zico, o Coimbra ainda não revelou nenhum grande nome para o futebol brasileiro. Recentemente a equipe de Contagem fez uma parceira com o Benfica, de Portugal, para aprimorar o trabalho feito nas categorias de base. (Folhapress)
Super Notícia
Rádio Super Notícia
O Tempo Betim
Opinião
Brasília
Política
Diversão
Coronavírus
Cidades
Tempo
Atualidades
Podcasts
Esportes
Newsletter
Interessa
Turismo
Super Motor
Pandora
Especiais
Charges
Galeria de Fotos
Mais Conteúdo
Publicidade Legal
Serviços Gráficos
Tempo TV
Clube o Tempo
Baixe nosso app
© 1996 – 2022 | Sempre Editora

source

Leave a reply