MÉDICOS que votaram em LULA lançam manifesto a favor da democracia e da ciência – JC Online

0
39

Dicas de saúde, informações sobre especialidades da medicina, doenças e tratamentos
Manifesto tem assinatura de 1.109 médicos
Após circulação, em redes sociais, de uma lista com nomes de profissionais de saúde que teriam votado em Lula (PT) para presidente, um grupo formado por 1.109 médicos lança, nesta terça-feira (8), um manifesto para reafirmar o compromisso com os princípios éticos que regem o exercício da profissão.
Entre eles, estão o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo; o infectologista Demetrius Montenegro, chefe do Setor de Doenças Infecciosas do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc); a pediatra Rita de Cássia Moraes de Brito, vice-presidente da Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe); pesquisadores da Fiocruz Pernambuco, como Ana Brito, Fátima Militão, Idê Gomes Dantas Gurgel, Maria Cynthia Braga, Paulo Sérgio Ramos e Tereza Lyra, entre outros.
(Ao final desta matéria, veja o nome de todos os médicos que assinam o manifesto lançado nesta terça-feira, dia 8 de novembro)
A lista, que começou a circular com o título “médicos petistas” logo após o fim das eleições, especialmente em grupos de WhatsApp, permanece de autoria desconhecida e foi criada sem a autorização dos médicos nela mencionados. A listagem tem suposta finalidade de retaliação, intimidação e boicote
Na sexta-feira (4), o Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco (Cremepe) já havia se posicionado sobre essa lista e disse, em nota, reafirmar o compromisso histórico com a ética, democracia e defesa dos médicos e da sociedade.
“Tal lista tem caráter constrangedor, intimidatório e discriminatório do exercício profissional aos referidos médicos”, destacou o conselho, que assegurou “repudiar veementemente a referida lista apócrifa nestes meios de comunicação, por entender que se trata de afronta grave ao livre exercício profissional”. 
No manifesto lançado nesta terça-feira (8), médicos e médicas que votaram em Lula reforçam que reconhecem um alinhamento de valores (civilidade, diversidade, equidade e justiça social) com a agenda política da “chapa presidencial vitoriosa de Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin, por se tratar de uma frente política ampla e suprapartidária, fundamentada no respeito à Constituição Federal e no fortalecimento e na defesa da democracia”. 
O grupo de 1.109 médicos frisa que celebra a vitória da chapa Lula/Alckmin, “com o sentimento de esperança quanto ao enfrentamento de todas as formas de intolerância, preconceito e discriminação”. 

Na carta aberta à sociedade, esses profissionais sublinham que “sem temer esse tipo de ameaça, nos orgulhamos de nosso posicionamento e, como forma de reafirmar nosso compromisso com os princípios expostos acima, publicamos e assinamos este manifesto“. 
MÉDICAS E MÉDICOS QUE VOTARAM EM LULA PELA DEMOCRACIA E PELA CIÊNCIA
Carta aberta à sociedade.
Nós, grupo de médicos e médicas de Pernambuco que atuam na assistência, ensino e pesquisa, defendemos a vida como um valor inegociável. Além disso, entendemos a saúde e a integridade física e moral como essenciais à dignidade humana. Por atuarmos numa área baseada na ciência, todas as atividades médicas (que incluem ensinar, acolher, curar, cuidar e informar) devem se apoiar nos princípios éticos que regem o exercício da profissão e na construção da consciência coletiva, sempre pautadas nas regras da civilidade, diversidade, equidade e justiça social.
Desta forma, reconhecemos um alinhamento desses valores com a agenda política da chapa presidencial vitoriosa de Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin, por tratar-se de uma frente política ampla e suprapartidária, fundamentada no respeito à Constituição Federal e no fortalecimento e na defesa da Democracia (vide as 121 diretrizes do ‘Programa de Reconstrução e Transformação do Brasil’, do Movimento Vamos Juntos Pelo Brasil em https://www.programajuntospelobrasil.com.br).

Celebramos portanto essa vitória, com o sentimento de esperança quanto ao enfrentamento de todas as formas de intolerância, preconceito e discriminação.

E afirmamos, por meio deste documento e dentro do nosso espaço de atuação, que estamos prontos para contribuir com a inclusão social irrestrita e humanizada, sempre com prioridade aos mais necessitados.

Com menos de 24 horas do fim das eleições, passou a circular nas redes sociais, especialmente nos grupos de WhatsApp, uma lista reunindo nomes de alguns médicos e médicas que teriam votado em Lula. De autoria desconhecida e sem a autorização daqueles nela mencionados, tais listas têm suposta finalidade de retaliação, intimidação e boicote. Sem temer esse tipo de ameaça, nos orgulhamos de nosso posicionamento e, como forma de reafirmar nosso compromisso com os princípios expostos acima, publicamos e assinamos este manifesto. 
CLIQUE AQUI E VEJA QUEM ASSINA O MANIFESTO
Sobre
Titular da coluna Saúde e Bem-Estar, do JC. Jornalista desde 2003 formada pela Unicap. É doutoranda em Saúde Pública pela Fiocruz PE e mestre em Saúde da Comunicação Humana pela UFPE. Tem especialização em gerontologia pela Estácio. Já recebeu 27 prêmios com foco na temática do jornalismo em saúde.
Localidade:Recife
Cargo:Repórter e colunista
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Jornal @ 2022 – Uma empresa do grupo JCPM
PARA SOLICITAÇÃO DE LICENCIAMENTO, CONTACTAR [email protected]

source

Leave a reply