Milícias, policiais e deputado: relatório enviado ao STF mostra participação em atos antidemocráticos; … – JC Online
Política do Recife, Pernambuco e do Brasil. Informações exclusivas, bastidores e tudo que você precisa saber sobre o mundo político
Relatório enviado ao STF mostrou que alguns nomes participaram de atos antidemocráticos e que serão investigados pela Corte.
Em relatório enviado ao STF (Supremo Tribunal Federal), forças de segurança estaduais informaram que policiais, um oficial da reserva do Exército, um deputado eleito e candidatos que perderam as eleições este ano participaram dos atos antidemocráticos que ocorrem em alguns estados do país.
Os eventos acontecem desde o dia 30 de outubro, quando o resultado das eleições deu a vitória para Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Os documentos foram enviados a pedido do ministro do STF Alexandre de Moraes, que determinou que os líderes dos movimentos fossem identificados e investigados.
“Sou uma pessoa popular aqui na minha cidade, fui com a minha família inclusive. Não incentivei, não organizei nada”, disse Heliomar Athaydes Franco, delegado da Polícia Civil.
“Houve uma postagem minha no sentido de apoio à presença de cidadãos na manifestação popular. A população tem direito à livre manifestação de forma ordeira e passiva. Mas em nenhum momento apoiei qualquer tipo de ato antidemocrático. A inclusão do meu nome no relatório aconteceu possivelmente porque sou apoiador do presidente Jair Bolsonaro”, disse o deputado federal eleito Luciano Zucco.
“Eu participei como qualquer cidadão. O restante é narrativa de relatório de polícia. Não estou liderando nada”, disse Marcelo Thedeu Penha Cardoso, investigador da Polícia Civil do Maranhão.
Nesta quinta-feira (17) Moraes também determinou que as contas bancárias de 43 empresários e empresas suspeitas de financiarem os atos, fossem bloqueadas.
Em decisão, Moraes afirmou que a manifestação realizada no Quartel-General do Exército em Brasília é “ilícita” e que pode configurar crime contra o estado democrático.
“Verifica-se o abuso reiterado do direito de reunião, direcionado, ilítica e criminosamente, para propagar o descumprimento e desrespeito ao resultado do pleito eleitoral para presidente e vice-presidente da República, cujo resultado foi proclamado pelo Tribunal Superior Eleitoral em 30/10/2022”.
Sobre
Analista de SEO e Repórter no Blog de Jamildo.
Cargo:Repórter júnior.
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Jornal @ 2022 – Uma empresa do grupo JCPM
PARA SOLICITAÇÃO DE LICENCIAMENTO, CONTACTAR [email protected]