MINISTÉRIO DA DEFESA CONSTITUIÇÃO: Bolsonaro cria órgão interno para interpretar a Constituição; entend… – JC Online

0
44

Política do Recife, Pernambuco e do Brasil. Informações exclusivas, bastidores e tudo que você precisa saber sobre o mundo político
Ministério da Defesa interpreta Constituição a partir de colegiado de militares
O Governo Federal publicou, no Diário Oficial da União, a criação de um órgão dentro do Ministério da Defesa destinado a “fixar a interpretação da Constituição”. Isso significa que a pasta terá pessoas trabalhando na compreensão e entendimento próprios do texto constitucional.
O novo órgão é chamado de “Consultoria Jurídica Junto ao Ministério da Defesa” e tem o papel de prestar assessoria e consultoria jurídica à pasta e aos comandantes das Forças Armadas.
Nomes da oposição já falam que o momento da criação dessa consultoria pode ser problemático, já que circula a informação de que Bolsonaro estaria querendo usar uma interpretação equivocada do Artigo 142 da Constituição Brasileira para aplicar um Governo Militar no país.
A portaria é do dia 16 de dezembro deste ano, e foi pulicada no Diário Oficial da União do dia último dia 20. O texto diz que ao novo órgão compete “fixar a interpretação da Constituição, das leis, dos tratados e dos demais atos normativos”.
Além disso, o setor também atuará “em conjunto com os órgãos técnicos do Ministério, na elaboração de propostas de atos normativos a serem submetidas ao Ministro de Estado”.
A consultoria é diretamente subordinada ao Ministério da Defesa, liderado pelo ministro Paulo Sérgio Nogueira, e tem como integrantes membros da Advocacia-Geral da União.
A portaria é assinada por Bruno Bianco, chefe da Advocacia-Geral da União, órgão subordinado à Presidência da República.
Segundo o Metrópoles, esse tipo de assessoria jurídica já existe em outros Ministérios, como Cidadania e Educação.
Ao portal, a Associação Nacional dos Advogados da União afirmou que não há qualquer problema na portaria, e que a interpretação da Constituição por parte de um colegiado é tarefa regular dos ministérios.
Apesar disso, pessoas próximas a Bolsonaro acreditam que a publicação da portaria neste momento teria como objetivo criar respaldo legal para o caso de aplicação do artigo 142.
Apoiadores do presidente Bolsonaro afirmam que ele pode invocar o Artigo 142 da Constituição Brasileira para pedir que as Forças Armadas interfiram nos Três Poderes por meio de um supostos “Poder Moderador”, com base em uma interpretação própria e equivocada do artigo.
Em nenhum momento, porém, o texto do Artigo 142 afirma que as Forças Armadas podem interferir nos Três Poderes, somente sendo ferramenta para defesa da democracia e dos próprios poderes constitucionais.
A instauração do Artigo 142 com esta finalidade, portanto, seria ato inconstitucional.

Sobre
Repórter do Blog de Jamildo. Twitter: @rodrigolow
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Jornal @ 2022 – Uma empresa do grupo JCPM
PARA SOLICITAÇÃO DE LICENCIAMENTO, CONTACTAR [email protected]

source

Leave a reply