Ministério da Justiça cria rede policial de combate à corrupção – conjur.com.br

0
47

O Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou nesta segunda-feira (16/5) uma portaria que institui a Rede Nacional de Polícias Judiciárias no Combate à Corrupção (Renaccor).
O objetivo da medida é estimular o intercâmbio de informações das Polícias Federal e Civis com os demais órgãos públicos e entidades atuantes no combate à corrupção.
A ideia é fortalecer as unidades de polícia judiciária especializadas no tema que tenham interesse em aderir à iniciativa, por meio de boas práticas, capacitação integrada e um ambiente seguro para compartilhamento de experiências.
A Secretaria Nacional de Segurança Pública e outros órgãos públicos também poderão participar das ações da Renaccor como observadores. Nesse caso, poderão apresentar propostas para fortalecer as unidades de polícia especializadas.
Já a Secretaria Nacional de Justiça ficará responsável pela coordenação das atividades da rede e poderá firmar acordos específicos de parceria para alcançar os objetivos.
Além do intercâmbio de informações, a Renaccor trabalhará na capacitação dos integrantes das unidades, na integração das polícias judiciárias para prevenção à corrupção e no impedimento de atuações externas que possam prejudicar investigações criminais relacionadas.
Os órgãos aderentes e os observadores deverão designar representantes para atuar nas unidades, elaborar estudos, fomentar debates e encaminhar relatórios periódicos com dados e avaliações estatísticas.
Revista Consultor Jurídico, 16 de maio de 2022, 21h43
1 comentário
Rejane G. Amarante (Advogado Autônomo – Criminal)
17 de maio de 2022, 6h41
Excelente iniciativa. É necessária mesmo muita capacitação para investigar e monitorar os crimes de corrupção, que são praticados mediante fraudes complexas. Só falta o Congresso acabar de uma vez por todas com o foro privilegiado. Político ou autoridade corruptos devem ser julgados pela Justiça comum e pelo Júri Popular.
Comentários encerrados em 24/05/2022.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.
Tatiana Granja: Modelos de negócios disruptivos
Juízes criminais falam sobre o presente e futuro do Direito Penal
Justiça determina prisão de “Rei Arthur” e afastamento de delegado
Delegada do RJ que tinha R$ 1,8 mi em casa pede revogação de prisão

source

Leave a reply