Ministro do STF mantém crédito consignado em benefícios sociais – Portal EBC
Ex.Saúde, Presidente, Governo
A norma que amplia a margem de crédito consignado e prevê a liberação dessa modalidade para beneficiários de programas sociais teve a validade mantida pelo ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele, em sua decisão divulgada nessa quarta-feira (26), rejeitou o pedido de medida cautelar feito pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7223.
O PDT questiona a mudança nas regras de acesso aos empréstimos consignados determinadas pela Lei 14.431/2022. Entre as alterações está a autorização para que os cadastrados no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e de programas federais de transferência de renda, como o Auxílio Brasil, possam fazer empréstimo consignado.
O PDT questiona, entre outros argumentos, a possível ampliação do superendividamento dos beneficiários que aderirem a essa modalidade de crédito. Para o partido, o empréstimo consignado torna vulnerável quem contraiu o crédito, uma vez que parte da renda fica comprometida antes mesmo do recebimento.
Na sua decisão, o ministro entendeu não haver urgência no pedido, um dos requisitos para a concessão de liminar, pois o aumento da margem de créditos consignados não é novidade, e a ampliação desse tipo de crédito tem sido constante nas últimas décadas. Marques ressaltou ainda que os empréstimos são liberados a partir de análise de crédito e de risco realizada pelas instituições financeiras privadas ou públicas, com habilitação no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou no Ministério da Cidadania.
*Com informações do STF
Edição: Kleber Sampaio
Ao longo de todos os dias, a expectativa é receber um público de mais de 200 mil visitantes, sendo 12 mil campuseiros, com acesso a mais de 1 mil palestrantes e atividades.
Batizada de Operação Peita, a investigação teve início após acordo de colaboração premiada firmado com um dos investigados, que apresentou evidências sobre caso.
Estudos mostram que a estratégia de reforçar o calendário vacinal contra o novo coronavírus aumenta em mais de cinco vezes a proteção contra casos graves e óbitos pela doença
O vencedor que arrematar a empresa assinará contrato de concessão de uso com o estado de Minas Gerais para operar os Mercados Livres do Produtor atualmente geridos pela empresa estatal.
Um dos pontos que está sendo negociado é se o Bolsa Família será retirado do teto de gastos por vários anos ou se a retirada será permanente, informou um dos coordenadores da equipe.
Equipe de Pia Sundhage volta a entrar em campo contra as canadenses na próxima terça (15), a partir das 15h15 (horário de Brasília) na Neo Química Arena, em São Paulo.
Comitê identificou aumento no número de pessoas com sintomas positivos para covid-19 nas últimas duas semanas na universidade, mas sem crescimento maior de casos graves.
Em Sarajevo (Bósnia e Herzegovina), brasileiras vencem Canadá no tie-break e levam país ao topo do pódio pela 1ª vez. Equipe masculina repete 2018 e garante o bronze.
O craque do PSG disputa, no Catar, aos 35 anos de idade, o seu quinto mundial de seleções. Ele será acompanhado pelos experientes Di María e Otamendi.
Relatório final será divulgado até 10 de dezembro, com informações como estrutura e organização do governo, principais problemas, contratos em andamento e medidas urgentes.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google