MINISTROS DE LULA 2023: Veja quem vai substituir Paulo Guedes no Governo LULA – JC Online
Bolsonaro criou Ministério da Economia, com status de “superministério”; veja como será no Governo Lula e quem vai substituir Paulo Guedes
Quando Jair Bolsonaro (PL) assumiu o governo, decidiu criar um “superministério” da Economia, que foi comandado pelo economista Paulo Guedes do início ao fim do governo.
Com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que toma posse no domingo (1º), o atual ministério da Economia será desmembrado.
A partir de 1º de janeiro de 2023, a Economia será dividida em: Ministério da Fazenda, Ministério do Planejamento, Ministério de Gestão e Ministério da Indústria e Comércio.
O Ministério da Fazenda será comandado por Fernando Haddad (PT); o do Planejamento, por Simone Tebet (MDB); o de Gestão, por Esther Dweck e o de Indústria e Comércio, pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB).
Veja quem são os ministros que vão substituir Paulo Guedes na gestão da Economia:
Fernando Haddad tem 59 anos e é advogado e professor de ciências políticas da USP. Entre 2005 e 2012, foi ministro da Educação nos governos de Lula e Dilma.
De 2012 a 2016, foi prefeito de São Paulo. Em 2018, se candidatou à Presidência da República no lugar que Lula, que estava preso e não pôde concorrer, mas perdeu para Bolsonaro no segundo turno.
Nas eleições 2022, disputou o governo do Estado de São Paulo e foi ao segundo turno com Tarcísio de Freitas (Republicanos), mas não se elegeu.
Simone Tebet, 52 anos, foi deputada estadual pelo Mato Grosso do Sul, prefeita da terra natal, Três Lagoas (MS) e senadora.
No último cargo, foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça e chegou a disputar a presidência do Senado e ganhou bastante destaque durante a CPI da Pandemia. Em 2022, foi candidata à presidência da República.
É formada em Direito na UFRJ e foi professora universitária de Direito Público e Administrativo por 12 anos em várias instituições.
Esther Dweck é economista e assume a nova pasta criada pelo presidente Lula. Dweck já foi assessora econômica e secretária de Orçamento Federal nos governos da presidente Dilma Rousseff.
É graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutora em Economia da Indústria e da Tecnologia pela mesma universidade.
Parte do curso foi realizado em Pisa, na Itália, no LEM da Scuola Sant Anna.
Geraldo Alckmin tem 70 anos e é médico. Na vida pública, foi eleito vereador de Pindamonhangaba, e, depois, prefeito do município.
Foi deputado estadual e deputado federal, além de governador de São Paulo por dois mandatos. Nas eleições 2022, foi eleito como vice na chapa do ex-presidente Lula.
Sobre
Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais e pós-graduanda em Ciência Política. Tem experiência em jornalismo online. Atua como editora do Núcleo de Saúde e Economia do JC
Localidade:Recife
Telefone:(81) 3413.6178
Cargo:Editora-assistente
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Jornal @ 2023 – Uma empresa do grupo JCPM
PARA SOLICITAÇÃO DE LICENCIAMENTO, CONTACTAR [email protected]