Ministros do STF ensaiam sinal verde a rol exemplificativo da ANS – O Antagonista

0
69

Redação SP Iguatemi Offices Building
Rua Iguatemi, 192, conjunto 183
Itaim Bibi – São Paulo, SP
CEP: 01451-010
Redação Brasília Edíficio Parque Cidade Corporate
Quadra 9, Bloco A, Torre C – conjunto 604
Setor Comercial Sul – Brasília, DF
CEP: 70308-200
Ao menos três ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) consideram que planos de saúde têm de garantir o máximo de tratamento aos seus clientes. Em ações que questionam o chamado “rol taxativo” de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), os membros do STF dizem que a lista da agência é meramente exemplificativa.
O relator dos processos, ministro Luís Roberto Barroso, deixou de julgar parte das ações que pediam a inconstitucionalidade do rol “taxativo” – que limita o acesso a procedimentos médicos em planos de saúde privados.  O motivo foi a edição de uma nova lei, assinada às vésperas da eleição, que retorna o rol a “exemplificativo”, ampliando a cobertura de tratamento dos planos.
Até o momento, o ministro Alexandre de Moraes acompanhou o relator, enquanto Edson Fachin deu um voto considerando o rol “taxativo” como inconstitucional. A votação segue até a próxima quarta-feira (9).
O debate sobre o tema ganhou corpo a partir de junho, quando o Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu, por maioria de votos, que o rol da ANS seria taxativo, em uma vitória para o setor de saúde suplementar. Após pressão da sociedade e do Congresso Nacional, uma proposta foi aprovada para o retorno do rol exemplificativo.
Ao clicar em “OK”, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.
Iguatemi Offices Building
Rua Iguatemi, 192 – conjunto 183
Itaim Bibi – São Paulo, SP
CEP: 01451-010
Edifício Parque Cidade Corporate
Quadra 9, Bloco A, Torre C – conjunto 604
Setor Comercial Sul
Brasília, DF
CEP: 70308-200
®2021 – O Antagonista
Todos os direitos reservados
MARE CLAUSUM PUBLICAÇÕES LTDA.
CNPJ 25.163.879/0001-13
Usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal condição. Para mais informações, visite nossa Política de Cookies.

source

Leave a reply