Missão internacional atesta confiabilidade das eleições brasileiras – Portal EBC

0
100

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A missão internacional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) concluiu que as eleições brasileiras ocorreram de forma segura e confiável. A conclusão do grupo está em relatório preliminar de avaliação do pleito, divulgado hoje (31). 
De acordo com a entidade, a votação por meio da urna eletrônica é “confiável e credível” e permitiu a contagem célere dos votos. Segundo a CPLP, não há reclamações suscetíveis para colocar em dúvida a transparência do processo de votação. 
Durante o pleito, os fiscais da entidade percorreram diversas seções eleitorais e confirmaram que a votação ocorreu sem interferências. Para a missão, as eleições ocorreram de acordo com os padrões internacionais e em conformidade com os procedimentos legais do país. 
No segundo turno, a CPLP contou com sete observadores, que também fazem parte de órgãos eleitorais de seus países. Os membros são oriundos de Angola, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, Guiné-Bissau e Timor-Leste.
Ao todo, sete missões de Observação Eleitoral (MOEs) internacionais monitoraram a realização do segundo turno das eleições brasileiras. 
Além da CPLP, também participaram membros da Organização dos Estados Americanos (OEA), do Parlamento do Mercosul (Parlasul), Carter Center, Unión Interamericana de Organismos Electorales (Uniore), International Foundation for Electoral Systems (IFES) e da Transparência Eleitoral. 
Edição: Aline Leal
Em seu pronunciamento, Jair Bolsonaro agradeceu aos 58 milhões de votos recebidos nas eleições de domingo e disse que manifestações pacíficas sempre serão bem-vindas.
Registro do crime foi feito pelo celular de uma profissional que acompanhavam a cirurgia. Entre os pedidos da defesa está o reconhecimento da ilegalidade da prova.
Índice Ibovespa, que fechou aos 116.929 pontos, com alta de 0,77%, chegou ao maior nível desde o dia 21, puxado por ações de mineradoras, companhias elétricas e petroleiras.
Problema atinge cerca de 70% dos estabelecimentos nos estados de São Paulo, do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e de Santa Catarina.
Novo plano vai organizar trabalho da União, estados e municípios no combate à poliomielite, com prioridade no fortalecimento da vigilância epidemiológica e da vacinação.
Caminhoneiros apoiadores do presidente Jair Bolsonaro fecharam vias em todo o Brasil em protesto contra o resultado das eleições presidenciais, concluídas no domingo.
As liminares autorizam a PRF a adotar as medidas necessárias para desobstruir ao menos 71 trechos de vias federais em 13 estados.
Apesar do otimismo dos comerciantes ouvidos pela Agência Brasil, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) afirma que o evento esportivo não costuma ser bom para o varejo. 
Superintendente da PRF no estado disse nesta terça-feira que, se policiais participarem ou apoiarem a manifestação, eles serão investigados pela corporação.
De janeiro a outubro, a balança comercial acumula superávit de US$ 51,64 bilhões. Isso representa 11,7% a menos que o registrado nos mesmos meses do ano passado.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Leave a reply