‘Momento de bastante riqueza para a Bahia’, diz Carballal sobre acordo de mineração

0
228

 

Durante assinatura de contratos na área de mineração entre o Governo da Bahia e empresa canadense, o vereador licenciado e presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral – CBPM, Henrique Carballal (PDT), afirmou ao bahia.ba que esta é uma ocasião de muitos benefícios para a Bahia.

“É um momento muito feliz para todos nós, ou seja, hoje a gente faz um marco. Em 500 anos de história, os estrangeiros vinham, tiravam nossos commodities, tiravam nossa riqueza através do extrativismo, extraiam e levavam embora. Hoje nós estamos com o commodity de alto valor agregado, sendo verticalmente produzido na Bahia, ou seja, da mina ao produto final. Vamos extrair o commodity, que é uma área industrial no município de Belmonte, levar para Ilhéus, onde uma unidade fabril irá processá-lo, tornando sílica de alta pureza e depois ele vem para Aratu, onde vamos produzir inicialmente uma placa fotovoltaica, melhor dizendo, uma película sobre a placa fotovoltaica que vai aumentar a produção de energia solar em mais de 100%, mais que dobra”, afirma o presidente da CBPM.

Ainda de acordo com o pedetista, os projetos firmados entre o Governo do Estado e a Homerun Brasil Mineração farão com que a Bahia continue ganhando destaque internacional no cenário da mineração.

“Eles só usam 5% da sílica para essa película, o resto da sílica vai ser utilizado para a fabricação de vidro, que pode ser vidro para perfumes, embalagens, pode ser vido para carros, ou seja, nós vamos ter um grande potencial industrial com essa sílica que irá se desenvolver. Então é um momento de bastante riqueza que nós estamos trazendo para a Bahia, não só gerando emprego e renda, mas agregando muito valor, colocando a Bahia como destaque nesse processo de transição energética”, acrescenta Henrique Carballal.

Leave a reply