MPT terá plantão na Bahia para atender a urgências de assédio eleitoral – Jornal Correio
O Ministério Público do Trabalho (MPT) vai manter esquema espacial de plantão durante todo o fim de semana da votação de segundo turno nas eleições gerais para atender de forma rápida a casos de assédio eleitoral.
O sistema de denúncias virtual, feito por formulário disponível no site, terá o reforço da possibilidade de recepção de relatos presencialmente tanto em Salvador quanto nas unidades de Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Itabuna, Eunápolis, Vitória da Conquista, Barreiras e Juazeiro. Com servidores e procuradores de plantão, as denúncias urgentes poderão ser rapidamente analisadas e se houver elementos poderão ser inclusive adotadas medidas judiciais de urgência.
A escala de trabalho, com designação de procuradores e servidores para cada uma das unidades, foi definida em portaria publicada nesta quinta-feira (27/10). Assim como a Bahia, o MPT terá sistema de plantão especial em todo o país.
O objetivo da medida é fazer frente ao grande volume de casos que vem chegando ao conhecimento do órgão envolvendo denúncias de assédio de trabalhadores, tanto no setor público quanto no privado. Até o momento, no país são mais de 1.700 casos, envolvendo 1.350 empregadores. Na Bahia, foram contabilizadas 31 denúncias, referentes a 25 empregadores diferentes. Mas esses números têm crescido a cada dia e podem avançar mais à medida que se aproxima a data da votação.
Dentre os casos que chamam mais a atenção estão ameaças de demissão, coação e promessas de vantagens para quem votar em determinado candidato. No momento da votação, há outras preocupações, como escalas que não permitam ao trabalhador exercer seu direito de voto e orientações para registrar a votação como exigência do empregador.
Todo caso pode ser encaminhado ao MPT, que pede ao denunciante que apresente o maior número de elementos e, se possível, provas da ocorrência. As denúncias feitas tanto presencialmente quanto pelo site podem ser identificadas ou mesmo sigilosas, quando a identidade do denunciante é protegida.
***
Em tempos de desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informações nas quais você pode confiar. E para isso precisamos de uma equipe de colaboradores e jornalistas apurando os fatos e se dedicando a entregar conteúdo de qualidade e feito na Bahia. Já pensou que você além de se manter informado com conteúdo confiável, ainda pode apoiar o que é produzido pelo jornalismo profissional baiano? E melhor, custa muito pouco. Assine o jornal.
Universidade vai ofertar 5.396 vagas (presenciais e EaD)
Universidade vai ofertar 5.396 vagas (pr…
Em áudio divulgado nas redes sociais, Rui diz que primeiro os eleitores votam para presidente e depois para governador.
Em áudio divulgado nas redes sociais, Ru…
TRE realizou algumas mudanças para assegurar mais agilidade e tranquilidade na hora do voto
TRE realizou algumas mudanças para asseg…
Algumas seções eleitorais da Bahia foram alteradas. Confira lista da capital e consulte o TRE-BA em caso de dúvida
Algumas seções eleitorais da Bahia foram…
Agenda Bahia
Casacor
Simulados e vídeo aula …
Destinos
Eu, Corredor