Mulher que insultou estudantes da Ufba é presa por injúria e discriminação racial

0
12

A mulher filmada proferindo insultos racistas contra estudantes da Ufba (Universidade Federal da Bahia) foi presa e autuada em flagrante pelo crime de injúria e prática de discriminação racial. O caso ocorreu na terça-feira (19), na véspera do Dia da Consciência Negra, no campus do Canela. As informações foram confirmadas ao bahia.ba pela Polícia Civil.

De acordo com o relato que consta no boletim de ocorrência, a suspeita também agrediu fisicamente alguns alunos. A Ufba lamentou o episódio e disse que os fatos serão apurados (leia nota mais abaixo). A agressora, que é estudante de fonoaudiologia, não teve o nome divulgado.

Ao portal g1, Maria Aparecida da Silva Costa, secretária de organização do Diretório Central dos/as Estudantes da Ufba (DCE), contou que os ataques ocorreram após um estudante bolsista chegar ao restaurante universitário e ser informado de que as fichas já haviam acabado.

“Ela disse que os estudantes bolsistas comiam com migalhas do bolso dela, que estudantes negros não deveriam estar na universidade e negro só prestava para usar drogas”, contou Maria Aparecida.

Em outro momento, narra a secretária do DCE, a mulher disse para um aluno negro que ele deveria voltar para o navio negreiro e receber chicotadas. Em vídeos que circulam nas redes sociais é possível ver o momento em que a agressora diz que “os antepassados dela que criaram a universidade”. Em seguida, uma estudante a empurra e a agride com puxões e cabelo.

Segundo a polícia, oitivas e diligências estão em andamento para esclarecer o fato. A autora dos insultos realizou os exames legais e está à disposição do Poder Judiciário.

Leave a reply