Na China, feriado do Ano Novo Lunar é 1° teste da economia após fim da política de covid-zero – InfoMoney

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Dados de plataforma de viagens online mostram que reservas de passagens para pontos turísticos cresceram 76% em relação ao ano passado
A China iniciou no último sábado o principal teste para a economia interna de sua nova política para o combate do covid-19, de flexibilização das restrições de circulação de pessoas, após quase três anos de controles rígidos. O feriado de uma semana do Ano Novo Lunar vai movimentar centenas de milhões de pessoas, que vão poder visitar suas famílias pela primeira vez desde o início da pandemia.
Segundo a agência de notícias Xinhua, a plataforma de viagens Trip.com Group informou que, no primeiro dia do feriado de sete dias, as reservas de passagens para pontos turísticos de todo o país registraram um aumento de 76% em relação ao ano anterior.
De acordo com dados oficiais, a chamada “corrida” de viagens do Festival da Primavera deste ano, também conhecida como “chunyun”, deve registrar quase 2,1 bilhões de viagens, praticamente o dobro do mesmo período em 2022.
Ainda segundo a Xinhua, a cidade de Dali, na província de Yunnan, um dos destinos mais populares para turistas, está testemunhando um afluxo recorde de viajantes. As estatísticas da estação ferroviária de Dali revelam um aumento de 47% nas viagens a Dali durante o ‘chunyun’ deste ano em comparação com o mesmo período de 2019.
Embora os dados preliminares referentes ao turismo, hospedagem e de alimentação fora do lar estejam fortes, a bilheteria nos cinemas durante o feriado (uma das principais datas para o setor) ainda estão tímidas, informou o jornal South China Morning Post. Mesmo com a estreia da sequência do blockbuster chinês “Terra Errante”, as vendas de ingressos estão menores do que no mesmo período de férias de 2021 e 2022.
De acordo com o Beacon, um serviço de dados de filmes, mais de 24 milhões de pessoas foram ao cinema na China no domingo, primeiro dia do Ano Novo Lunar, gerando 1,34 bilhão de yuans (US$ 197 milhões) em receita de bilheteria. No ano passado, o primeiro dia do Ano Novo Lunar arrecadou 1,45 bilhão de yuans, em comparação com quase 1,67 bilhão de yuans de receita de bilheteria no primeiro dia em 2021.
Também houve uma mudança nos preços médios dos ingressos de cinema. No ano passado, os ingressos na China custaram em média 56,2 yuans (cerca de US$ 8,30), de acordo com Beacon. O preço médio dos ingressos de pré-venda para o período de férias deste ano ficou em 53,7 yuans (US$ 7.90), a primeira queda desde 2016 – excluindo 2020, quando os cinemas foram fechados por causa dos surtos de Covid-19.

Na última década, o feriado do Ano Novo Lunar tornou-se o período mais importante para as vendas de bilheteria na China.
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