Nasr: Porsche 963 GTP híbrido me lembra dos meus dias de Fórmula 1 – UOL

0
101

Felipe Nasr, que venceu o campeonato WeatherTech SportsCar em 2018 e 2021 em Cadillacs da Action Express, correu pela Sauber na Fórmula 1 nos anos de 2015 e 2016 – tendo um quinto lugar como melhor resultado em sua estreia no GP da Austrália.
O brasileiro de 30 anos assinou contrato com a equipe de carros esportivos de fábrica da Porsche no final de 2021, vencendo a classe GTD Pro no Rolex 24 com o 911 GT3R da Pfaff Motorsports no ano passado, e vem testando seu novo 963 challenger “desde que ele nasceu”. Ele acumulou milhares de quilômetros desde seu lançamento, em Weissach, em pistas na América e na Europa.
“A adição do sistema híbrido me lembra dos meus dias de F1, há muita coisa acontecendo no volante para nós, pilotos, vermos e fazermos”, disse Nasr ao Motorsport.com. “Mal posso esperar para ver os carros correndo juntos. Eles são mais largos e longos [do que antes] – eles parecem muito agressivos para mim! É uma sensação única estar envolvido desde o primeiro dia e ver o 963 nascer antes mesmo de entrar na pista.”
#7 Porsche Penske Motorsport, Porsche 963, GTP: Felipe Nasr
Photo by: Porsche
Nasr, que competirá com o Porsche 963 nº 7 na IMSA este ano ao lado de Matt Campbell, explicou que o advento do sistema híbrido comum mudou a dinâmica de direção das máquinas protótipo, em comparação com a categoria anterior de protótipos de Daytona.
“Parece diferente do DPi com o híbrido no carro, definitivamente existem algumas diferenças de direção em termos de estilo e do novo pneu”, acrescentou. “Quando pressionamos o pedal do freio, não temos apenas o sistema mecânico, temos o sistema híbrido combinado, então o e-motor também está nos ajudando a desacelerar o carro.”
“Você pisa no freio, espera o poder de parada imediatamente – então isso não mudou, mas a sensação que você sente ao apertar o pedal é diferente. Acho que todos nós tivemos que passar por um processo de aprendizado disso, mas é divertido. O carro parece bom e dirige bem.”
#963 Porsche Penske Motorsport, Porsche 963, GTP: Dane Cameron, Felipe Nasr, Matt Campbell
Photo by: Porsche
A inclusão de energia elétrica, que é regenerada durante a frenagem, desempenhará um papel no aumento da duração dos stints – o que deve colocar mais ônus no gerenciamento de pneus e combustível. Nasr também apontou para o aumento de peso que a bateria e o MGU trazem, o que também será um fator.
Ele disse: “Há muito mais potência do que um DPi, a única desvantagem que eu diria é o peso – um pouco mais pesado [cerca de 100 kg] do que costumava ser. Você pode sentir isso nas velocidades de curva, e a energia que colocamos nos pneus é muito maior do que antes.
“Os stints serão mais longos, mais tempo de direção para nós – então talvez não estejamos pilotando por 35 a 40 minutos como fizemos com o DPi. Agora teremos que cuidar do carro, pneus e combustível por cerca de 50-60 minutos. É uma boa adição de tempo, acho que os pilotos vão sentir isso fisicamente também!
“A corrida na IMSA é uma das coisas mais divertidas que já fiz: é desafiadora, é difícil, você tem muitos bons pilotos e equipes. Com todos esses fabricantes envolvidos, isso produzirá o horário nobre das corridas de carros esportivos. Eu estou realmente esperando por isso.”
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

F1: Magnussen passará por cirurgia para retirada de cisto na mão
IMSA: Kevin Magnussen fora da corrida em Daytona após cirurgia na mão
NASCAR: Castroneves ainda trabalha para correr Daytona 500
NASCAR: Raikkonen permanece no plano do Project 91 “até que diga o contrário”
F1: FIA revela “problemas de processo” em investigação sobre incidente com trator no GP do Japão
VÍDEO: Nasr abre o jogo sobre histórias de Piquet, BMW, GP2 e F1
Nasr relembra tempos de Sauber e mecânico da equipe aponta preferência a Ericsson
Carlin alega crise econômica por covid-19 e Nasr não correrá na abertura da Indy
MotoGP: Márquez voltas às pistas após pausa de um mês focada no fortalecimento do braço direito
Espanhol pilotou uma CBR600RR no circuito de Aragón após 30 dias trabalhando na parte final do enrobustecimento do ombro
F1 na Arábia Saudita deve permanecer em Jeddah até 2027
‘Palco’ temporário seguirá recebendo categoria até instalações de última geração ficarem prontas em Qiddiya
IMSA: Kevin Magnussen fora da corrida em Daytona após cirurgia na mão
Dinamarquês foi aconselhado pelos médicos a não correr e concentrar na recuperação visando o início da temporada da Fórmula 1
Ex-Ferrari alega que fator chave para domínio da Red Bull não é Verstappen
Jean Alesi considera que soberania da equipe não vem do bicampeão mundial, mas sim de Adrian Newey
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:

source

Leave a reply