No Brasil e no RS, acomodação política para o turismo – Grupo A Hora – A Hora

0
40

Sábado7 de Janeiro de 2023
Opinião
Fabiano Conte
Jornalista e Radialista
Por Redação
Publicado sábado,
07 de Janeiro de 2023 às 08:00
Vivemos o melhor momento do turismo receptivo no Vale do Taquari. O poder público e a iniciativa privada tem levado a sério o tema. Os detentores de cargos políticos ligados ao setor são entendedores ou buscaram aprender com o passar do tempo. Já em nível de Estado e Brasil a realidade é diferente. A nova ministra e o novo secretário nunca atuaram na área. Torço pra que façam um bom trabalho mas lamento que as escolhas tenham sido meramente políticas.
Deputada federal reeleita com a maior votação no Rio de Janeiro, Daniela Carneiro, conhecida como Daniela do Waguinho, é a ministra do Turismo. Foi indicação do União Brasil. Boa parte do partido apoiou Bolsonaro. Daniela e o marido, prefeito na baixada fluminense, trabalharam por Lula. Vejo em seu currículo que ela é professora de ensino fundamental e exerceu o cargo de secretária de educação. Turismo (como negócio) é um tema desconhecido em sua vida.
Já Vilson Covatti (PP) assumiu como secretário do Turismo gaúcho. Advogado, ex-vereador, deputado estadual por três mandatos e duas vezes deputado federal, estava afastado dos cargos públicos desde 2014, quando não concorreu a reeleição para abrir caminho ao filho, Luís Antonio Covatti, o Covatinho. A chegada do Covatão ao secretariado marca o retorno da família ao governo Leite. No primeiro mandato, Covatinho e a mãe, a deputada estadual Silvana Covatti, ocuparam a Secretaria da Agricultura. Na campanha eleitoral a família apoiou Leite, mesmo que o PP tendo aberto voto em Onyx Lorenzoni. Os dois casos são parecidos: agora veio a recompensa política.
POR DENTRO:
** PP e o MDB estão sempre juntos nos governos Federal e Estadual. Mas em muitos municípios são inimigos.
** Tucano local lembra que Marjorie Kauffmann para a Secretaria do Meio Ambiente foi indicação do deputado Lucas Redecker. Isto não diminuiu a importância de sua presença no governo.
** O mesmo vale para Rafael Mallmann, secretário indicado dentro da cota do União Brasil. Se não fosse pela sua competência não estaria no cargo.
** O União Brasil indicou vários nomes para assumir a secretaria da Habitação do Estado, entre eles, Enio Bacci. A decisão sairá a partir da semana que vem.
** Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), bateu o recorde de mulheres no comando de secretarias no estado, são 13.
** São 37 ministérios no governo Lula. Em quatro anos, o salário desta turma toda representará mais de R$ 101 milhões.
Tive a oportunidade de conversar nesta semana com o delegado titular da DP de Lajeado Márcio Moreno e constatar os índices positivos da segurança na cidade. Os mais significativos, rendendo elogios da cúpula da segurança do Estado, referem-se aos homicídios. Em 2022 foram sete assassinatos. A ONU usa como referência 10 casos para cada 100 mil habitantes.
Ou seja, Lajeado ficou abaixo de índices mundiais. No Rio Grande do Sul, foram 19 a 20 homicídios a cada 100 mil habitantes e no Brasil, de 26 a 28 casos. Em 2011, foram 11 mortes deste tipo de crime; em 2020, 18. Em 2014, chegou a 34 casos. O avanço foi significativo.
Ainda sobre a conversa com o delegado Moreno, a revelação do número elevado de golpes referentes ao aluguel de casas/apartamentos na praia. Duas dicas importantes que a polícia trabalha para evitar este tipo de golpe. Primeiro, negocie a locação via whatsapp, e se o código de área do anunciante for de fora do estado, já desconfie. E outra dica válida é sobre o repasse do pagamento. Faça via TED ou pix CPF e pesquisa se são contas de agências gaúchas. Se for de fora, tem cheiro de golpe. Não estrague suas férias. Todo cuidado é pouco. O crime é organizado.
Compartilhe essa notícia
Júlia Amaral
Claiton Miranda
Marcos Frank
Ardêmio Heineck
Raica Franz Weiss
Caetano Pretto
Carlos Martini
Rodrigo Martini
Fabiano Conte
Thiago Maurique
Guilherme Cé
Raica Franz Weiss
Ezequiel Neitzke
Rodrigo Martini
Felipe Neitzke
51 3710.4200

source

Leave a reply