No cargo, Bolsonaro agia como Napoleão de Hospício. Fora dele, 'age' como presidente – Yahoo Noticias
“O governo Jair Bolsonaro anuncia redução de 38,9% na tarifa de Itaipu 2023”.
Quem entrou no Twitter e se deparou com a mensagem, postada pelo próprio Jair Bolsonaro (PL) nesta terça-feira (3/12), pode ter imaginado que acordou no mês ou no país errado. O governo Bolsonaro, afinal, acabou em 31 de dezembro do ano passado. Ao menos oficialmente.
Na prática, já estava encerrado desde o dia seguinte da eleição, quando Bolsonaro se trancou no quarto para chorar e não saiu mais, com exceção de um ou outro compromisso cumprido à força.
Bolsonaro (ou um de seus filhos, o que é mais provável) deve ter errado a data da programação da mensagem. Acontece. Se for, é mais um exemplo da interação maquinal que pautou a relação entre o governo e os fãs mais apaixonados.
Se não, é provável que Bolsonaro ainda pense que ainda é presidente. E que convencê-lo disso foi a única maneira que assessores encontraram para fazê-lo deixar o Planalto depois de anunciar que só sairia de lá “preso, morto ou com vitória”.
O terceiro item da lista pode ter pesado no argumento de assessores.
“Presidente, vá para Miami, tire um tempo de férias, mais ou menos quatro anos, ninguém vai tirar o cargo do senhor. É isso o que acontece quando se ganha uma eleição”.
Só assim, presume-se, Bolsonaro, que em nenhum momento declarou ter aceitado a derrota para Lula (PT), deve ter autorizado a entrada do caminhão de mudanças em sua (agora ex) residência.
Não terá sido o primeiro líder a governar um país com um mandato inexistente.
Dias atrás, parlamentares destituíram do cargo de presidente “interino” da Venezuela Juan Guaidó. Detalhe: Guaidó nunca governou o país, mas saiu pelo mundo afora proclamando e sendo proclamado por um grupo restrito, Bolsonaro entre eles, o chefe da nação.
Em algum palácio recriado em Miami, Bolsonaro provavelmente manteve a agenda dos tempos em que morava na residência oficial, onde brincava de guerra com soldadinhos de chumbo, fazia piadas de mau gosto, andava de moto, gastava o tempo dele (e o nosso) nas redes sociais e fingia acreditar que estava à altura do cargo para o qual um dia foi eleito.
Vai ver foi por isso que não quis passar a faixa para seu sucessor.
O capitão deve estar, uma hora dessas, desfilando com a faixa pelas ruas dos EUA dizendo que jamais perdeu uma eleição.
No exercício do cargo, Bolsonaro muitas vezes se comportou como Napoleão de Hospício.
Fora dele, se comporta como presidente autodecladado via redes sociais. Mais um dos muitos sinais de irracionalidade que desgovernaram o país nos últimos quatro anos.
O general segue desfilando e concedendo entrevistas, agora sem o olhar atento e vigilante do chefe
O novo ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho, tomou posse no início da noite de hoje (3), em Brasília. Ao discursar, ele enfatizou a tarefa do órgão de tornar o governo federal mais transparente e mais colaborativo no combate à corrupção. O sigilo imposto a dados relativos ao governo foi um dos temas centrais de seu pronunciamento. “Transparência é regra e o sigilo deve ser sempre a exceção”, afirmou. O tema é oportuno, afinal, uma das missões de Carvalho é
O ex-presidente Jair Bolsonaro publicou, nesta terça-feira, um post no Twitter sobre uma medida…
Bolsonaro viajou para os Estados Unidos e não se sabe quando retornará ao Brasil
Segundo relatos, ninguém da festa onde a vítima estava desceu para prestar socorro
Ela já havia anunciado que renunciaria ao cargo após derrota de Jair Bolsonaro
Ex-presidente foi indiciado na CPI da Covid por nove crimes; PGR, no entanto, pediu arquivamento das denúncias
A sugestão foi tratada nas reuniões bilaterais realizados nos dias que sucederam a posse de Lula.
Um vídeo postado por Narcisa Tamborindeguy está dando o que falar. Nele, a socialite mostra um…
Além dela, o marido, o ex-governador do DF José Roberto Arruda, também pediu desfiliação do partido.
Os famosos mármores do Partenon podem ser devolvidos "em breve" à Grécia, graças a um acordo de "intercâmbio cultural" que está sendo finalizado pelo Museu Britânico e pelas autoridades de Atenas, segundo o jornal britânico The Daily Telegraph.
Dois adolescentes iranianos foram condenados à morte na forca por sua participação nos protestos que sacodem a República Islâmica há meses, denunciou, nesta segunda-feira (2), uma organização de defesa dos direitos humanos.
OSLO (Reuters) – Quase quatro de cinco carros novos vendidos na Noruega no ano passado foram elétricos, com a norte-americana Tesla sendo a mais vendida pelo segundo ano seguido, conforme dados divulgados nesta segunda-feira. Buscando se tornar o primeiro país do mundo a encerrar a venda de veículos a gasolina e diesel até 2025, a nação produtora de petróleo até agora tem isentado veículos totalmente elétricos a bateria de impostos.
Todos os 561 aprovados no concurso da Polícia Civil do Rio realizado em 2022 serão chamados. A…
Um dia após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apoiadores do agora ex-presidente Jair…
Jornalista com experiência de dez anos em Brasília, Deysi Cioccari é doutora em Ciência Política pela PUC-SP
Epidemia tem tido maior impacto na Europa e nos Estados Unidos, com um número recorde de mortes no último ano.
Bom desempenho na Copa do Mundo e no início das temporadas europeias fez o preço de muitos jogadores subir
Chefe da Casa Civil, Rui Costa disse que governo já iniciou conversas com TCU, CGU e AGU para viabilizar proposta
A oposição republicana assume, nesta terça-feira (3), o controle da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, determinada a confrontar o presidente democrata Joe Biden, mas deve, primeiro, resolver as divisões em suas próprias fileiras.