Noticias Cripto: Binance, Celo, airdrop de NFT e outras novidades no mercado cripto no Brasil – Cointelegraph Brasil
Confira as novidades do mercado de criptomoedas no Brasil
Em mais um giro nas notícias do mercado de criptomoedas no Brasil o Cointelegraph destaca as novidades de uma série de empresas que atuam no meracdo, entre elas a Celo que anunciou os vencedores do Hackathon Web3: Tokenização do Patrimônio da União. No total, foram 23 projetos selecionados numa iniciativa inédita que une a Web3 ao governo federal.
Foram mais de 500 inscritos que apresentaram 27 projetos durante 10 dias de Hackathon, onde foram realizadas mentorias, workshops educacionais e aulas para as equipes, que competiam pela primazia de apresentar sugestões de tokenização para a administração pública do patrimônio nacional.
Para a líder para a América Latina da Fundação Celo, Camila Rioja, a interseção entre as áreas de tecnologia, direito e gestão pública foi um marco importante para a realização do Hackathon Web3:
“Foram diversos setores que se sentaram juntos e se dedicaram a mais de 40 horas de workshops, em cerca de 15 dias. O patrimônio da União hoje é de R$ 2 trilhões. Então é super importante o ângulo da educação sobre o patrimônio da união e a abertura de possíveis avenidas regenerativas em cripto com relação a isso, afirmou.
Conheça as categorias, vencedores, projetos e prêmios
Prêmio Geral: Tokenização do Patrimônio da União
Desafio 1: Caracterização e Incorporação: Registro de imóveis, matrículas e cadeia dominial e Emissão de títulos com força de escritura pública
Desafio 2: Destinação dos Bens da União
– Categoria Cessão de uso (Locação, arrendamento, inscrição de ocupação e comodato)
– Categoria Preservação ambiental (Crédito de carbono, reserva legal e recuperação ambiental)
– Categoria Desafio Venda (Leilão, venda direta)
– Categoria Fundo de Investimento imobiliário
Desafio 3: Gestão de Contratos
Em outra novidade a Binance, anunciou que está se juntando à Chamber of Digital Commerce. A empresa se junta ao Comitê Executivo da Câmara para contribuir para o desenvolvimento do ecossistema blockchain ao lado de outros participantes do setor.
“Como uma organização que tem papel central no rápido crescimento da indústria e no complexo ambiente regulatório, é indispensável para a Binance trabalhar lado a lado com formuladores de políticas, órgãos reguladores e grupos setoriais como a Câmara. Esse trabalho é fundamental para cumprirmos nossa missão de promover o desenvolvimento sustentável de regulamentações sensatas para criptomoeda e blockchain, o que, em última análise, garante proteção aos usuários”, disse a vice-presidente de relações públicas da Binance, Joanne Kubba.
Segundo revelou a Binance, ela vai trabalhar em estreita colaboração com a Chamber of Digital Commerce, sua equipe e membros para educar, defender os interesses dos membros e apresentar soluções para alguns dos problemas mais urgentes que afetam o setor.
Além de participar de pesquisas, mesas redondas, grupos de trabalho e discussões com autoridades públicas e reguladores para ajudar a trazer políticas adequadas para beneficiar a sociedade e os usuários.
A netspaces anunciou que vai doar 15 mil NFTs de uma sala comercial de 24 metros quadrados, localizada no edifício Santa Cruz, o mais alto de Porto Alegre (RS). Os tokens da propriedade serão disponibilizados ao público durante a campanha “Felizes 20.23”, primeira ação de impacto social idealizada pela Me Poupe!.
A ação consiste na venda de um combo com dois treinamentos-base da educação financeira da plataforma: “Eu, Chefe de Mim”, voltado para trabalhadores autônomos, e o “Meu Salário, Minhas Regras”, para quem recebe salário fixo.
Durante a live, as primeiras 15 mil pessoas que comprarem o combo de treinamentos e se engajarem na campanha de doação para as instituições apoiadas pela Me Poupe!, ganharão uma fração do NFT da sala comercial de Porto Alegre. Posteriormente, os usuários receberão um e-mail do time da netspaces com todas as orientações para resgatar seu token.
“Queremos multiplicar as possibilidades de mudar a vida das pessoas e, com isso, veio a ideia da campanha ‘Felizes 20.23’. Durante a live, anunciaremos o início da ação, na qual a semente do planejamento financeiro vai multiplicar a realização de desejos para quem se tornar aluno e doador do mesmo treinamento para pessoas em situação de vulnerabilidade social”, explica Nathalia Arcuri.
A agência Epic Content, a Comunidade de jornalismo O JOR e o site para adultos BHModels anunciou a criação do “De Coin Pra Lua”, um hub de conteúdos voltado para a educação sobre a Web3 usando um tom mais diático.
O portal pretende descomplicar os termos confusos do DeFi usando analogias, storytelling, exemplos, humor, desenhos e até memes, que fazem parte da comunicação entre os jovens. No episódio piloto, intitulado “De Coin Pra Lua e a Fábula do Luan Rabudo”, é narrada a história de um jovem que se aventura na Web3 e acaba cometendo erros que resultam em prejuízos.
Além disso, detalha o propósito do hub, que envolve educação financeira para proporcionar tomadas de decisões mais inteligentes. Apesar da variedade de formatos, o seguidor que optar por assistir no YouTube vai acompanhar vídeos que usam técnica de desenho à mão livre, possibilitada com o uso de softwares de animação.
“O nome De Coin Pra Lua é uma alusão bem-humorada a um ditado popular que define pessoas sortudas. Mas o objetivo é educar a audiência para que confie menos na sorte e mais no conhecimento ao fazer transações em Blockchain “hoje, os jovens investem em projetos de tokens duvidosos contando 20% com o conhecimento e 80% com a sorte. Queremos inverter essa proporção” afirma Rodrigo Pedrosa, CEO do hub.
O DAO Kanna acaba de anunciar um novo sócio e Web3 advisor. Robson Harada, um dos principais nomes no campo da inovação e transformação digital do Brasil, embaixador e entusiasta da Web3 e atual CMO do Mercado Bitcoin.
“A ideia do protocolo é muito nobre porque visa trabalhar em áreas com baixo IDH, solucionando a degradação dos ambientes, ou seja, com forte papel ESG, o que é muito importante para nossa vida, para o planeta e para a sustentabilidade futura das nossas gerações”, afirma Robson Harada, que conheceu a empresa por meio de matérias na imprensa. “Me encantei com o propósito e acredito que as tecnologias emergentes de blockchain podem fazer a diferença nas vidas das pessoas. Vejo que o projeto é muito especial no poder de uso das tecnologias de tokenização e blockchain dentro do âmbito da Web3”, reforça
LEIA MAIS