Nova ativação do DRS e estudo sobre visibilidade: as propostas da FIA para F1 – Grande Prêmio

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A quarta e última reunião da Comissão da Fórmula 1 em 2022 foi realizada nesta sexta-feira (18), antes da etapa de encerramento do campeonato, em Abu Dhabi. A reunião teve a presença de Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, e Stefano Domenicali, diretor-executivo do Liberty Media.
Entre os principais tópicos da reunião, a Comissão foi informada que a FIA está realizando uma longa revisão do regulamento esportivo para a temporada 2024, e que tanto a Formula One Management quanto times serão consultados ao longo desta revisão, e que mudanças devem ser aprovadas até abril de 2023. A Federação também pretende realizar uma revisão geral de seu processo judicial para 2024.
A baixa visibilidade na chuva também entrou em tópico após feedback dos pilotos, que entenderam que a redução aconteceu após a entrada da nova geração de carros. Provas como Mônaco, Singapura e Japão foram suspensas ou atrasadas pela chuva. A FIA iniciou um estudo para definir um pacote de peças com o objetivo de diminuir o spray gerado na pista molhada.
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O estudo focou em definir um kit padrão de carroceria, tentando diminuir o spray feito pelo pneu, utilizando o mínimo de arcos sobre as rodas, entender a contribuição da água de superfície captada pelos túneis no assoalho para entender a importância, garantindo que o novo design não impeça as trocas de pneus, buscar benefícios como luzes adicionais nos carros.
O trabalho preliminar e um conceito inicial foram apresentados para a Comissão, e a FIA afirma que seguirá trabalhando para alinhar as propostas, com as atualizações previstas para 2023.
Um ponto chave da reunião é que a Comissão aprovou a proposta de ativar o DRS a partir da volta 1 das corridas, seja o GP ou a sprint race, e também após as relargadas por safety-car. O objetivo é avaliar o método para manter o pelotão próximo, e incentivar as disputas. A proposta será usada nas sprints em 2023, com o objetivo de introdução geral em 2024.
“A Fórmula 1 teve uma temporada incrível e segue crescendo ao redor do mundo. Isso não seria possível sem o trabalho de todos envolvidos na Comissão e seus times. Todos nós estamos trabalhando duro juntos para continuar a evoluir o esporte para nossos fãs, e o presidente [Mohammed Ben Sulayem] e eu quero continuar a maximizar o melhor para o esporte, para que 2023 seja um ano ainda melhor”, declarou o diretor-executivo da Fórmula 1, Stefano Domenicali.
Mudanças sobre as punições para troca de componentes de motor também foram discutidas. É consenso que o sistema atual não é um impedimento forte o suficiente para as equipes, que adotam mudanças estratégicas, trocando mais peças do que o necessário a partir de um determinado ponto da punição, o que aumenta os custos e prejudica as limitações anuais propostas para os motores. O assunto deve ser discutido a fundo no futuro.
Também foi aprovada a simplificação do sistema para lidar com os danos causados por acidentes em sessão de sprint. A alocação de subsídio de danos por acidente será substituída por um valor fixo por equipe e por evento. A Comissão aprovou a proposta de aumentar o valor do subsídio de US$ 150 mil (cerca de R$ 800 mil) para US$ 300 mil (por volta de R$ 1,6 milhão).
Atualizações sobre o processo de parque fechado em eventos com corrida sprint foram discutidos. Os GPs que tem o formato impõem requisitos operacionais adicionais à FIA devido ao aumento significativo de pedidos de parque fechado entre classificação e sprint.
GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO E EM TEMPO REAL todas as atividades do fim de semana do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1. No sábado, o TL3 está marcado para as 7h30 [de Brasília, GMT-3], enquanto a classificação começa às 11h.

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