NOVA IBIÁ E ITAMARI, ESTÃO ENTRE AS PIORES EDUCAÇÃO DA BAHIA, APONTA IDEB.
Os municípios de Nova Ibiá, governado pelo prefeito José Murilo Nunes, e o de Itamari, que tem como prefeito Everton Vasconcelos, foram avaliados como um dos piores ensinos públicos da Bahia, segundo dados divulgados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. Os números pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com avaliações feitas em 2021 nas escolas públicas.
Além dos dois municípios próximos a Gandu, outras cidades que não tiveram boa pontuação foram Pilão Arcado, Aurelino Leal, Itagimirim e Itapitanga com. Nova Ibiá e Itamari aparecem bem abaixo, integradas em um grupo de 49 cidades que sequer pontuaram.
O Ideb varia numa escala de 0 a 10 e é aplicado a cada dois anos para os anos iniciais e finais dos ensinos fundamental e médio. Na composição da avaliação do Ideb, o Ministério da Educação (MEC) considera as notas dos estudantes na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que foi aplicada nos meses de novembro e dezembro de 2021, além dos índices de aprovação, compilados pelo Censo Escolar.
Fonte : IDEB/MEC.