Novo ano começa com intensa programação nos espaços da … – Prefeitura de Vitória
Imprensa Todas as notícias
Publicada em 02/01/2023, às 11h30 | Atualizada em 02/01/2023, às 12h44
Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
O novo ano vai começar com muitas oportunidades de formação e de convivência para a juventude de Vitória. A partir do dia 6 de janeiro, o Centro de Referência da Juventude (CRJ), a Casa da Juventude e o Odomodê vão oferecer atividades que vão desde oficinas de fotografia, escrita criativa e mídia digital até outras voltadas para percussão, samba, confecção de adornos e maquiagem para o Carnaval.
Além disso, haverá visitação de espaços culturais, rodas de conversa, sessões de vídeo e de cinema e até a realização de feiras. Todas as atividades são gratuitas e voltadas para jovens de 15 a 29 anos de idade. Para participar de algumas delas, é preciso fazer inscrição (saiba como nos contatos de cada equipamento).
Os três equipamentos voltados para jovens residentes em Vitória pertencem à Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid). Em abril de 2022, o prefeito Lorenzo Pazolini assinou a ordem de serviço para reforma e ampliação do CRJ e da Casa da Juventude, com investimentos que somam quase R$ 3 milhões, para oferecer a estrutura adequada para as atividades e para ampliar a capacidade de atendimento desse público.
Além disso, contratou, por meio de Chamamento Público, uma nova Organização da Sociedade Civil (OSC) para atuar nos três espaços. A programação de 2023 já é resultado deste novo contrato, que representa um investimento de R$ 630 mil pela Prefeitura.
No CEU de São Pedro: Rua Vinte e Três de Abril, 35, em Santo André
Informações e inscrições: (27) 3332-7698, casajuventude@vitoria.es.gov.br e casadajuventude.vitoria@iphac.org.br
* Dia 6 – CAFÉ COM OS CRIAS – Roda de conversa para identificação das demandas dos jovens. Às 15h
* Dia 9 – CINEVIVÊNCIAS – Cineclube com roda de conversa nas temáticas de juventude, território e identidade e Direitos Humanos. Às 14h.
* Dia 10 – LeR – OFICINA DE LETRA E RIMA – Oficina de escrita e Hip-Hop, incentivando o desenvolvimento cultural da região e auxiliando no desenvolvimento da escrita. Inscrições abertas. Às 14h.
* Dias 11 – ENTRELAÇOS – Oficina de tranças, voltada para a economia criativa. Inscrições abertas. Às 15h
* Dia 12 – IMAGENS QUE FALAM – Oficina de fotografia e edição de imagens, voltada para as mídias sociais. Inscrições abertas. Às 14h
* Dia 13 – #MANDAJOBS – Oficinas de desenvolvimento de currículos, portfólios, entrevistas, inteligência emocional e econômica, formas de ingressar no mercado e gerar renda. Inscrições abertas. Às 14h
* Dia 16 – Visitação ao Museu do Pescador. Às 14h
Rua São Bartolomeu, 121 – no Morro do Quadro
Informações e inscrições: (27) 3132-4042 e odomode@vitoria.es.gov.br e odomode@iphac.org.br
* Dia 6 – O QUE O RAP DIZ SOBRE A VIDA – Através de músicas de rap, trabalha a escuta do jovem. Às 18h, no Mucane (Av. República, 121, no Centro)
* Dia 10 – GINCANA DE VERÃO – Às 14h, na quadra de esportes de Santa Teresa (Rua Frederico Ozanan, 460)
* Dias 12 e 13 – QUILOMBISMO – O LUGAR QUE É NOSSO – Atividades para o reconhecimento do jovem e de seu território como processo de expressão cultural e espaço de resistência. Às 18h, no Mucane (Av. República, 121, no Centro);
Informações e inscrições: (27) 3332-7698, crjvix@vitoria.es.gov.br e crj.vitoria@iphac.org.br
* Dia 6 – JUVENTUDE NO SAMBA – Roda de conversa com convidados sobre o Carnaval. Às 14h, no Mucane (Av. República, 121, no Centro)
* Dia 9 – BATUQUE: Oficina de Percussão para mostrar a funcionalidade de cada instrumento e a importância deles para a construção do coletivo. Às 18h30, no Mucane (Av. República, 121, no Centro)
* Dia 11 – CIRCUITO: Juventudes no Samba – Visitas aos barracões ou quadras das escolas de samba de Vitória.
Versão clássica