Novo chanceler reforça compromisso de restaurar diplomacia brasileira – Portal EBC

0
72

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O novo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, tomou posse hoje (2) à noite destacando o compromisso de reconstruir a diplomacia brasileira. Prometendo reconduzir o Brasil ao “grande palco das relações internacionais”, o chanceler disse que dará atenção especial ao resgate de laços com a América Latina e o Caribe.
“A política externa voltará a traduzir em ações a visão de um país generoso, com mais justiça social”, declarou Vieira, chanceler em 2015 e 2016 no segundo mandato da ex-presidente Dilma Rousseff.
Entre os fóruns que o novo governo pretende reforçar, disse Vieira, estão a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).
O chanceler também assumiu compromisso com a transição para energias limpas e com o respeito aos acordos internacionais sobre o meio-ambiente. “Isso exigirá diplomacia ambiental e climática de primeira grandeza”, declarou. Vieira prometeu levar adiante a proposta apresentada por Lula em novembro, na Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), de organizar uma reunião de cúpula sobre a Amazônia no Brasil.
Apesar da intenção do governo brasileiro de retomar o acordo entre o Mercosul e a União Europeia, fechado em 2019, mas ainda não ratificado por diversos países, Vieira disse que manterá o diálogo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para o processo de adesão do Brasil ao grupo, que exige o cumprimento de diretrizes econômicas, políticas, ambientais e sociais.
Diferentemente da maioria das cerimônias de posse, o antecessor esteve presente para fazer a transmissão do cargo. Em seu discurso, o ex-chanceler Carlos França defendeu sua gestão à frente da pasta. Segundo ele, a atuação do Itamaraty nos últimos anos concentrou-se no enfrentamento a três problemas urgentes: a pandemia de covid-19, os desafios econômicos e o eixo climático.
Entre suas realizações, França destacou a compra de vacinas, tanto para a covid-19 como para a varíola dos macacos (monkeypox). O ex-ministro defendeu ainda a gestão ambiental do governo anterior, dizendo que o Brasil fechou acordos para estimular o mercado de créditos de carbono.
Como uma das primeiras ações no novo governo, o Ministério das Relações Exteriores aceitou a indicação do sociólogo Sebastián Depolo Cabrera como embaixador do Chile no Brasil. O processo estava parado há dez meses porque Depolo atuou nos protestos estudantis no Chile em 2011, o que, segundo o governo anterior, inviabilizaria sua atuação diplomática no país.
Prevista para as 19h, a posse do novo chanceler atrasou cerca de 45 minutos por causa da maratona de conversas que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve ao longo de todo o dia com chefes de Estado e de Governo que prestigiaram ontem (1º) a cerimônia de posse presidencial.
Assista à cerimônia na íntegra:
Edição: Aline Leal
Farão o exame nas próximas terça e quarta-feira, quem perdeu a edição regular por motivos logísticos ou de doença, além de pessoas privadas de liberdade.
Manifestações, desencadeadas pela prisão do governador Luís Camacho em dezembro, por causa de suposto golpe em 2019, estão aprofundando divisões.
Norma Piña, advogada com ampla experiência no sistema judiciário mexicano, substituirá Arturo Zaldívar, cujo mandato de quatro anos expirou em 31 de dezembro.
Programa, de cinco semanas, dotará os soldados de competências para sobreviver e para serem eficazes nas frentes de combate”, dizem as Forças Armadas ucranianas.
O Flamengo, que busca o seu quinto título na história da Copinha, ficou no 0 a 0 com o Floresta-CE. Já no Grupo 8 o Grêmio ficou na igualdade sem gols com o Cruzeiro-AL.
Medida visa diminuir desconforto causado pelo calor da estação e também abrange outras categorias, como motoristas de transportes públicos como taxis e ônibus.
Presidente se reuniu com 10 representantes de países, mas faltou tempo para encontrar outros sete que estavam previstos na agenda desta segunda-feira.
Anúncio foi feito durante cerimonia na qual Jorge Messias assumiu o comando do órgão. “AGU será uma instituição chave para o desenvolvimento da administração pública˜, diz.
Prometendo reconduzir o Brasil ao “grande palco das relações internacionais”, o Mauro Vieira disse que dará atenção especial ao resgate de laços com a América Latina e Caribe.
“Vamos construir pontes que levarão a um futuro mais justo para os artistas e para o povo em geral”, disse Margareth Menezes, ao assumir o Ministério da Cultura.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Leave a reply