Novo diretor da Cedae esteve envolvido em escândalo de corrupção – Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital – Tudo sobre Bancos, Crédito e Fintechs
Diretor da Cedae indicado pelo governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, visitou “homem do dinheiro” – líder do esquema de corrupção
O novo diretor da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), indicado para o cargo pelo governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, esteve envolvido em escândalo de corrupção.
O agente aposentado da Polícia Federal, Antônio Carlos dos Santos, teve o nome presente no esquema de corrupção que envolveu Wilton Witzel, ex-governador impeachmado do cargo. A informação veio a público através do portal Metrópoles.
Santos já foi assessor-chefe da Secretaria do Gabinete de Cláudio Castro entre julho e setembro do último ano. Ex-diretor do Detran do Rio de Janeiro, Santos recebeu a nomeação para o cargo de diretor Financeiro e de Relações com Investidores do Cedae.
De acordo com a Polícia Federal, Santos visitou José Carlos de Melo – o “homem do dinheiro” indicado como um dos líderes do esquema. Melo, ex-pró-reitor da Universidade Iguaçu (Unig), intermediava contratos entre empresas e o governo.
Contudo, o Metrópoles entrou em contato com a Cedae, que afirmou que obedece todas as regras de gestão de contratos e que Santos não possui inquéritos policiais, tampouco ações penais contra ele.
“Os gestores detêm capacidade técnica comprovada e [são] submetidos a aprovação em Conselho de Administração”, afirmou a Cedae ao portal.
O ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, foi afastado do cargo em 2021 após suspeitas de corrupção que seriam desvios na Saúde, identificadas na Operação Placebo, da Polícia Federal.
Assim, o pedido apresentado em 2020 pedia a cassação do governador. Witzel recebeu a acusação de corrupção por fraudar contratação de duas organizações durante a Covid-19.
Na época, o então vice-governador Cláudio Castro recebeu questionamento da Polícia Federal, mas afirmou inocência. A delação premiada do ex-secretário estadual da Saúde, Edmar Santos, entregou o esquema de corrupção, apontando Witzel como líder.
Imagem: Rawpixel.com / Shutterstock
Estudante de Jornalismo na Universidade Metodista de São Paulo.
Anterior
PF encontra minuta para mudar resultados das eleições em casa de Torres
Próximo
Ministros terão que reavaliar contratos assinados após decisão de Tebet