O catarinense Décio Lima será ministro de Lula? – OCP News

0
55




Por: Elisângela Pezzutti
terça-feira, 11:38 – 13/12/2022
Agora diplomado, o próximo passo do presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), será o anúncio de novos nomes da equipe de governo, que irão compor os ministérios a partir de janeiro de 2023. Nesta terça-feira (13), às 14h30, em coletiva de imprensa, Lula fará o anúncio dos ministros da Saúde, Educação e outros. Existe expectativa de que um nome de Santa Catarina possa integrar o primeiro escalão.
Na semana passada, Lula já havia anunciados os primeiros ministros confirmados.

Décio Lima (PT), que possui uma relação de amizade com Lula, é um dos principais nomes. Ele saiu fortalecido das últimas eleições, com um feito inédito: levar um partido de esquerda ao segundo turno em Santa Catarina.
Lima também estava entre os convidados da diplomação de Lula e Alckmin, realizada no auditório do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, ontem (12). Décio permanece em Brasília.
Mas, apesar do petista ser um forte candidato para integrar o governo Lula, outros nomes catarinenses também são cotados, como, por exemplo, o do ex-ministro da Pesca, Altemir Gregolim.
O Ministério da Pesca, que ao longo dos governos do PT teve ministros catarinenses, seria uma das principais apostas para ser comandado por um representante de Santa Catarina.
No entanto, embora Lula tenha a intenção de recriar a pasta, ainda não há consenso no Grupo de Transição sobre a viabilidade de devolver à Pesca o status de Ministério. Assim, é possível que permaneça como Secretaria, porém vinculada à Presidência da República, e não mais ao Ministério da Agricultura, como é hoje.
O principal obstáculo para que Santa Catarina realmente tenha um representante no ministério é que o governo Lula precisará comportar a frente ampla que se formou no primeiro e segundo turnos das eleições. Ao todo, foram 15 legendas, que deverão ter espaço na composição do novo governo.
Os partidos do Centrão também cobram mais espaço no governo como contrapartida para aprovar a PEC da Transição.
 
 
com as principais notícias do dia

source

Leave a reply