O Equador considera ilegal que a Argentina conceda asilo ao ex-ministro Duarte, condenado por corrupção – MSN

0
53

O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Equador classificou como ilegal o asilo concedido pela Argentina a María de los Ángeles Duarte, ministra de várias pastas durante a presidência de Rafael Correa (2007-2017) e condenada por corrupção.
“Não é legal conceder asilo a uma pessoa condenada por corrupção”, disse a pasta diplomática equatoriana numa declaração em que faz referência à Convenção de Caracas, assinada em 1954, que trata do asilo diplomático.
Quito recordou que Duarte foi condenado a oito anos de prisão pelo crime de suborno no âmbito do processo “Subornos 2012-2016”, e que durante o processo “teve todas as garantias legais para a sua defesa”.
Por estas razões, o Governo do Equador recusou conceder um salvo-conduto à ex-ministra Duarte para que ela possa deixar o país para procurar asilo na Argentina, como noticiado pelo jornal local ‘El Comercio’.
Já na terça-feira, a pasta diplomática equatoriana informou que tinha convocado o embaixador argentino em Quito, Gabriel Fucks, em busca de explicações sobre um alegado “ultimato” de Buenos Aires para o asilo de Duarte.
Numa declaração, o Ministério dos Negócios Estrangeiros rejeitou “qualquer tentativa de estabelecer prazos ou condições sobre uma questão que exija uma análise jurídica meticulosa”, e defendeu que o Executivo estava a estudar o caso desde o início.
De acordo com publicações argentinas dos últimos dias, a Fucks solicitou uma reunião de peritos técnicos e jurídicos juntamente com funcionários de ambos os países, a fim de acelerar o salvo-conduto do ex-ministro e assim permitir-lhe viajar para a Argentina.
Duarte foi Ministro da Inclusão Económica e Social (2009-2010), dos Transportes e Obras Públicas (2010-2013) e do Desenvolvimento Urbano e Habitação (2015-2017), sempre sob o mandato do Presidente Correa.

source

Leave a reply