O folheto de política da literatura de cordel é tema de livro – Vermelho.org

0
43

O livro Política e Literatura de Cordel – o folheto de política como mídia informativa alternativa, popular e contra hegemônica […]
Publicado 21/01/2023 13:05
O livro Política e Literatura de Cordel – o folheto de política como mídia informativa alternativa, popular e contra hegemônica (RDS, 2022, 352 p.), do jornalista cearense Alberto Perdigão, discute a poesia-reportagem como alternativa à notícia da grande mídia e analisa as narrativas do cordel sobre a destituição da presidente Dilma Rousseff. A obra é uma coletânea de 12 artigos resultantes de uma pesquisa inédita, realizada por Perdigão, durante os anos de 2016 e 2021.
Os artigos foram publicados em anais de congressos e em revistas científicas. A obra homenageia três pesquisadores da literatura de cordel já falecidos, que contribuíram com a pesquisa do autor: Joseph Luyten, que morreu em 2016, Gilmar de Carvalho (2021) e Arievaldo Viana (2021).
Dois dos capítulos analisam a narrativa de oito folhetos de cordel de autores nordestinos, publicados durante o processo de destituição da presidente Dilma Rousseff. Nas poesias-reportagens da amostra, os poetas-repórteres optam pela versão de golpe, diferentemente da perspectiva de impeachment apresentada pela mídia convencional.
A amostra está reproduzida na íntegra em um dos anexos do livro.
Sobre o autor
Alberto Perdigão (Fortaleza, 1963) – jornalista, mestre em políticas públicas e sociedade, pesquisa o folheto informativo da literatura de cordel, com ênfase no folheto de política. Atua como editor, apresentador em programas de jornalismo popular, e como professor de comunicação comunitária e alternativa.
É autor dos livros Comunicação Pública e TV Digital (EdUece, 2010 – dissertação de mestrado), Comunicação Pública e Inclusão Política (RDS, 2014 – artigos jornalísticos) e Únicos (Editora Radiadora, 2021 – poesias).
Serviço:
Política e Literatura de Cordel já foi lançado no Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, João Pessoa e Natal, além de Juazeiro do Norte e Crato, no Ceará.
A agenda de lançamentos segue em mais duas cidades cearenses, Sobral (3/2) e Quixadá (10/2).
O livro está à venda diretamente com o autor (fone/WhatsApp (85)999898639, @falaperdigao) ao preço de R$ 60,00, sem taxa de entrega para o Brasil. E pode ser adquirido também nas livraria Folha Seca (@folhaseca37) no Rio; do Chico (na UnB, em Brasília); Lamarca (@livraria.lamarca) e Leitura (@leituradelpaseo), em Fortaleza; e na do Luiz (@livrariado luiz), em João Pessoa.
Este ano, a Mostra de Cinema será presencial e vai até o dia 28/1. Serão apresentados 134 filmes, em três cinemas.
Esses recursos serão destinados a mais de 1,8 mil projetos que haviam sido captados como patrocínio a projetos artísticos.
O bolsonarismo tirou sua máscara neoliberal, tirou sua máscara moral-religiosa, tirou sua máscara de tiozão perverso e burro da internet, revelando o cerne totalitário, terrorista, de capatazes das elites coloniais-escravocratas, nacionais e internacionais,
Em conversa com a Revista Parêntese, do Grupo Matinal, Manuela afirma que os ataques em Brasília ilustram a extrema-direita que ela denuncia há anos.
Endereço: SCLRN 705 – Bloco E – Loja 08 – Parte UH Asa Norte – Brasília/DF CEP 70.730.555

source

Leave a reply