O futebol melhorou? Guerrero e a série. Não sobrou nada… – Portal MakingOf

0
58

Quebram tudo, A vida de Guerrero e Zenon, uma lembrança, e mais…
Propaganda, pérola, jogo e Pelé/Puma
Rato, Bandeira, Campeão, coitadinho e cada vez pior
Veteranos, bobagens, meninos que vencem e de novo…
Dinheiro, amadores, calendário e uso político
Permanecer, subir, injúria, tocaia e saber onde sentar
Pois nesse domingo, 9, sem uma rádio local transmitindo, sem público significativo, o Figueirense empatou em 0 a 0 com o “Carenô”, jogo válido pela Copa Santa Catarina e não tinha, nas duas equipes, nenhum jogador que se iguala no ataque a Julinho, Paulo Garça, Joaquinzinho, Sidnei e Zezinho.
Pior é que tem gente que diz entender de futebol e pensa que no passado não haviam craques. Mas este 0 a 0 mantém o Figueirense e o Renaux entre os quatro classificados, que depois, em jogos eliminatórios – ente o 1º x 4º e 2º x 3º apontarão os dois finalistas que decidirão a vaga a Copa do Brasil de 2023 e o título da Copa Santa Catarina.
Aliás, a Copa SC e o título estadual são por enquanto os únicos troféus que a dupla da capital pode alcançar. Vale alguma coisa. Marcílio em primeiro; Joinville em segundo, Renaux em terceiro e Figueirense em quarto. Falta um jogo para o Joinville e Nação e para os outros dois jogos.
 
Uma comissão técnica de um clube de futebol tem diretor, treinador, auxiliar, preparador físico, técnico de goleiros (para que serve?), analista de desempenho, auxiliar técnico da direção e supervisor, lembrando que o treinador Júnior Rocha está desde o início do ano e durante esse tempo, esta turma toda não conseguiu encontrar ou revelar algum “juvenil” da base e o treinador de goleiros, não puxou nenhum para treinar com os titulares e ir aprendendo, intercambiando conhecimentos.
Queria lembrar que o Figueirense tem uma carta da FIFA o qualificando como clube formador. Ninguém da direção cobra?
 
Nada. Mais nada para aproveitar deste ano e da passagem pela Elite do futebol, porque alguém no Avaí acreditou que contratando descartes dos grandes clubes fosse suficiente para manter o time na Série A. Deu para tirar alguma coisa? A torcida nem pode falar, acredita que o culpado é a turma que arruma dinheiro ou que administra o clube.
Mas lembrei de uma coisa, quando o jogo entre Fortaleza 2 x 0 Avaí acontecia, no momento em que entrou Rômulo, pois sempre desde quando subiu dos juvenis, que ele é culpado. Todas as vezes que o time do Avaí está perdendo, os treinadores fazem entrar o Rômulo e, mesmo perdendo, a torcida coloca a culpa nele e não cobra dos reforços que eles engolem, na ilusão de que os da base não servem e os “refugos” agradam alguns.
 
É o titulo que o canal Netflix encontrou para contar a “vitória” que José Paolo Guerrero conseguiu junto a FIFA de ser liberado para jogar a Copa da Rússia pela seleção do Peru e conseguiu se classificar depois de 36 anos.
Nikko Ponce interpreta Guerrero e assisti toda a série e fiquei emocionado pela determinação, pela historia de Guerrero, pela relação dos dirigentes, dos amigos e dos torcedores que abraçam a causa, provocada por um chá de folha de coca, experiência que o goleiro Zetti passou, por ter bebido sem saber que o mesmo chá em um exame de doping o registro é positivo.
Assista que você vai ficar solidário com o jogador, agora no Avaí.
 
Mandou-me um recado, retificando a 1º nota da coluna de quinta-feira, publicada no portalmakingof.com.br, em que relato o quebra-quebra dos vidros, que substituíram as velhas grades do Estádio Orlando Scarpelli.
O título era: “Quebra tudo Figueira!”, quando atribui a criação ao narrador Lourival Goulart, que tornou a frase popular entre os torcedores do Figueirense. Roberto, atento, me disse que Lourival copiou Osvaldo Maciel, que narrava futebol na rádio Globo de São Paulo e, “cantava”: “Quebra tudo Curingão!”. A frase que caiu no gosto popular, foi levada ao pé da letra por alguns selvagens.
 
Bob também aproveitou para corrigir o nome do diretor de contas do Avaí, me dizendo que escrevi Cláudio Gomes e o correto é Cláudio Guedes. Então aproveito para perguntar quem é que vai pagar a indenização que ele exigirá por ser despedido do emprego: o Avaí ou a Organizada?
 
Para ter uma ideia, quando algum treinador reclamar do calendário e do número de jogos que seus times realizam durante um ano: o Figueirense realizou até agora 49 jogos: com 20 vitórias 11 derrotas e 17 empates; marcou 69 gols e sofreu 61. Ainda poderá jogar seis jogos até o final da temporada. O Avaí, no entanto jogou 44 partidas: com 10 vitórias, 23 derrotas e 11 empates; marcou 39 gols e sofreu 62. Terminará a temporada com 51 jogos.
De fevereiro a novembro, quantas quartas-feiras e domingos têm neste período?
 
Cristiano Ronaldo marcou até agora 700 gols nos clubes que jogou deste o Sporting de Lisboa até este domingo, defendendo o Manchester United. Gary Lineker, artilheiro da Copa do Mundo do México de 86, botou no twitter o seguinte, com um tom de ironia e sarcasmo: “700 club goals for the incredible @cristiano. That’s 35 goals a season for 20 years. Ridiculous!”. Vou traduzir a última frase: Isto que dizer que foram 35 gols por ano durante 20 temporadas.
 
Pois Chiko Konesky lamentou que no jogo Figueira 1 x 0 Hercílio Luz, nenhuma rádio transmitiu o jogo. “Que fase!” Só as rádios do interior transmitem e as rádios da capital nem consideram que os 8.000 sócios e adeptos merecem atenção. Prosas, só transmitem jogos da Série A. O público que se exploda. Que fase atravessa o rádio esportivo na capital.
 
Faltam duas vitórias para o Palmeiras, com 66 pg e mais seis, somaria 72, faltando cinco jogos. Se a diferença entre o time paulista e o Internacional permanecer 18 pontos, o Palmeiras não poderá ser alcançado. O time paulista enfrenta na sequência: hoje, dia 10/10 o Atlético de Goiás e em seguida, dia 16, o São Paulo. O Internacional enfrenta Goiás e Botafogo, na sequência.
 
Os amadores ainda discutem e pedem que o campeonato brasileiro de futebol seja disputado em mata-mata. O presidente baiano da CBF é capaz de aceitar, sem se dar conta de que todos os campeonatos das grandes ligas e ricas, são disputados por pontos corridos e que esta fórmula permite que mais de 60 clubes estejam em atividade durante toda a temporada de oito meses no ano e que deveriam ser 10.
Pois quem gosta de mata-mata não se contenta com as fórmulas dos campeonatos estaduais, copas: do Brasil, libertadores e sul-americanas que são disputadas através de jogos eliminatórios.
O sucesso financeiro e o emprego, que mantém em atividades profissionais na mídia, árbitros, técnicos, jogadores, as empresas que patrocinam e investem na indústria do entretenimento em todas as praças do Brasil. Há quem pense que jogo de futebol é como pelada de rua: “5 vira, 10 ganha”.
Fim.
© Portal MakingOf | Design por vgestudio.tk.

source

Leave a reply