O futebol vai nos reunir – Liberal
Siga O Liberal
Publicidade
Depois de dois anos de isolamento social e uma eleição, finalmente uma chance de nos reunirmos em paz
Por José Odécio de Camargo Júnior
15 de novembro de 2022, às 09h39
Link da matéria: https://liberal.com.br/colunas-e-blogs/o-futebol-vai-nos-reunir/
A poucos dias do início da Copa do Mundo da Fifa me pego pensando que, depois de dois anos de isolamento social e uma eleição presidencial que dividiu o Brasil, finalmente uma chance de nos reunirmos em paz.
Isso mesmo, em paz. Afinal o cenário anterior era semelhante à guerra. Seja pelo vírus que devastou o País (e o mundo) somando mais de meio milhão de mortes repentinas ou por uma disputa eleitoral acirrada com ânimos acalorados por suas ideologias de cá ou de lá. A realidade é que nossos encontros estavam socialmente limitados.
Existe uma coisa que é unânime no Brasil: a paixão e o orgulho pelo futebol. Somos penta campeões mundiais, quem sabe os favoritos neste esporte.
A Seleção Brasileira, já definida pelo técnico, tem um legado a zelar pela história de conquistas no mundial. Devolver a alegria também está na lista dos atletas do futebol neste ano. O luto, a miséria, a separação e as infinitas sequelas impediram que milhões de famílias arrancassem um grito de vitória. Eis a nossa chance.
Mas este ano haverá uma nova missão para os canarinhos: habilitar o uso da camisa verde amarela a todos os brasileiros, independentemente de suas escolhas políticas. As cores da bandeira do Brasil pertencem a todos aqueles que amam a nação mais rica em diversidade do mundo. Somos todos verde e amarelo, somos todos brasileiros com muito orgulho e com muito amor.
Temos pela frente um calendário de jogos para reunir a família e amigos no sofá da sala, nos clubes, na mesa do bar com direito a brindes, petiscos e irmandade. Que privilégio ter nos próximos dias duas oportunidades de ressignificar as cores tão usadas em campanha eleitoral. Para a Copa todos vestiremos verde e amarelo e para a ceia de Natal o vermelho será nosso traje. As oportunidades estão à porta. Sejamos enfim felizes novamente!
– José Odécio de Camargo Júnior é advogado.
Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.
Publicidade
Publicidade
Publicidade