O maior esquecido na festa de posse de Lula – Metrópoles

0
75


Blog com notícias, comentários, charges e enquetes sobre o que acontece na política brasileira. Por Ricardo Noblat e equipe
03/01/2023 9:00, atualizado 03/01/2023 6:04
Não foi opcional a ausência do ex-ministro José Dirceu de Oliveira nos eventos da posse de Lula. Foi por falta de convite. Uma mesquinharia de quem vetou sua presença.
Por isso ele não compareceu à solenidade no Congresso onde Lula jurou cumprir a Constituição, nem depois à confraternização no Palácio do Planalto e nem ao jantar no Palácio do Itamaraty.
Como não precisava de convite, foi uma das 40 mil pessoas que na Praça dos Três Poderes aclamaram Lula na subida da rampa do Palácio do Planalto e ouviram-no discursar no Parlatório.
José Dirceu está com 77 anos. Como presidente do PT, coordenou a campanha de 2002 quando Lula se elegeu presidente pela primeira vez. Foi chefe da Casa Civil da presidência da República.
Na campanha de 2022, fugiu dos holofotes, mas ajudou dentro e fora do PT a abrandar resistências ao nome de Lula. Viajou a diversos estados. Mora em Brasília. Seu endereço é conhecido.
“Encerra-se a era de um presidente que, se outrora disse orgulhoso ‘defender a tortura’, usou seu cargo, amparado por sua ministra de Direitos Humanos, para investir contra o Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura”. (Silvio Almeida, ministro dos Direitos Humanos)
Apesar de ter constituído um governo de uma frente democrática bem além do PT, não terá vida fácil no parlamento
É esperançoso ouvir o novo presidente dizer que foi eleito para reduzir a desigualdade social
“Sem anistia”, uma referência a Bolsonaro, “boa tarde, presidente”, saudação a Lula, e “todos, todas e todes” nos discursos são as novidades
Nada aprendeu e nada esqueceu
Se cairá de lá ou se voltará a descer, depende do que mais for descoberto
Todos os direitos reservados

source

Leave a reply