O novo aceno de Toffoli a Lula e ao PT – Metrópoles

0
93


Notícias, furos e bastidores de política e economia. Com Gustavo Zucchi e Victoria Abel
31/01/2023 6:00, atualizado 31/01/2023 11:06
O ministro do STF Dias Toffoli afirmou, em um almoço com empresários e políticos na semana passada, em São Paulo, que quer se reconectar com a população.
Na conversa, segundo relatos, Toffoli disse que pretende rodar mais pelo Brasil para conversar diretamente com as pessoas, inclusive indo a comunidades.
O ministro do STF lembrou aos interlocutores que conhece diversas favelas do Rio de Janeiro e de São Paulo, dos tempos em que trabalhou como advogado do PT.
Segundo relatos, Toffoli avaliou aos empresários e políticos paulistas que essa reaproximação com as bases será importante tanto para ele quanto para o Supremo.
A fala de Toffoli foi vista pelos interlocutores como um aceno do magistrado em busca de reaproximação com a classe política. Sobretudo com petistas e o presidente Lula.
Indicado por Lula ao STF, Toffoli se afastou dos petistas ao longo dos últimos anos. O ministro chegou, inclusive, a dar decisões contra lideranças do PT no julgamento do Mensalão.
Aliados de Lula lembram que o presidente guarda mágoa até hoje por Toffoli não ter autorizado o petista a deixar a prisão para ir ao velório de seu irmão Vavá, em 2019.
Na época, Toffoli concedeu o direito de Lula se encontrar com familiares em uma unidade militar em São Paulo, com a possibilidade de o corpo de Vavá ser levado até ele. O petista recusou.
Após a eleição de Lula, o ministro do STF pediu desculpas ao presidente e vem buscando pessoas próximas ao petista numa tentativa de reaproximação.
Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.
Os números das loterias foram anunciados às 20h, no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo
Jojo Todynho assustou os fãs após surgir com o pescoço imobilizado, mas logo tranquilizou os internautas
Reunião havia sido anunciada por Lula. A Casa Branca informou que serão discutidos pontos como mudanças climáticas, democracia e economia
Gestão Ricardo Nunes planeja abrir 275 vagas de Zona Azul para carros no calçadão do centro histórico de SP, despertando polêmica
Deputados distritais terão a primeira sessão oficial da 9ª Legislatura. A governadora em exercício Celina Leão foi convidada para o evento
Todos os direitos reservados

source

Leave a reply