O plano do bolsonarista Magno Malta contra o STF – Metrópoles
Um olhar atento sobre o poder. Notícias exclusivas, bastidores e investigação
28/10/2022 2:00, atualizado 28/10/2022 11:58
De volta ao Senado a partir de fevereiro, depois de quatro anos fora, o bolsonarista Magno Malta sinaliza que será um franco opositor do Supremo Tribunal Federal e promete trabalhar por uma CPI para investigar a atuação de ministros da Corte.
“Não existem três Poderes. Existe um ativismo judicial que manda e desmanda com uma canetada, sem amparo qualquer na Constituição. Esse ativismo judicial tem que ser parado, e parado pelo Senado Federal”, disse ele à coluna.
Eleito pelo PL do Espírito Santo, Malta repete as teorias do presidente Jair Bolsonaro sobre o Judiciário, incluindo a alegação sem provas de que o sistema eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral não é confiável.
Para a senador eleito, existe fato determinado para abrir uma CPI para investigar o que ele chama de ativismo judicial dos ministros.
Malta diz que o foco não estará apenas em Alexandre de Moraes, que dez entre dez bolsonaristas tratam como inimigo. “Vai caber ao Senado e eu acho que fato determinado existe para que uma atitude seja tomada não só com um, mas com outros lá dentro”, diz.
Moraes tem sido alvo de ameaças de impeachment desde o ano passado. Em agosto de 2021, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, do PSD mineiro, rejeitou um pedido apresentado por Bolsonaro.
Os bolsonaristas acreditam que, com a bancada reforçada a partir de 2023, a ofensiva terá mais força, independentemente de Jair Bolsonaro ser reeleito ou não.
O atual vice-presidente da República, Hamilton Mourao, que se elegeu senador pelo Republicanos do Rio Grande do Sul, é outro dos que engrossam esse coro.
Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.
Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.
O secretário de Segurança Pública do DF, Júlio Danilo, falou à coluna sobre atuação dos órgãos de segurança no 2º turno
Modelo internacional afirma que o casal se distanciou durante o matrimônio e deseja o melhor ao ex-marido
Deputado federal cogita candidatura para prefeito ou vereador em Cotia, São Roque ou Mairinque, cidades destinos de emendas dele
Além disso, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, informou que crimes eleitorais poderão ser denunciados pelo 191
Por meio dos Stories, a artista afirmou que o casamento com o atleta chegou ao fim de forma amigável
Todos os direitos reservados