O que o STF vai fazer caso Bolsonaro queria dar golpe com artigo 142? – Yahoo Noticias

0
47

STF se prepara caso Bolsonaro tente novamente contestar o resultado das eleições;
Avaliação é de que o presidente pode tentar invocar o artigo 142 da Constituição;
Apesar das interpretações, é consenso entre os juristas que o dispositivo não confere 'poder moderador'
O Supremo Tribunal Federal (STF) está preparado para barrar eventuais tentativas do presidente Jair Bolsonaro (PL) de convocar as Forças Armadas com o intuito de anular as eleições.
Segundo informações da coluna de Paulo Cappelli, do Metrópoles, o mandatário passou a cogitar a invocação do artigo 142 da Constituição Federal, com base no argumento de que houve uma suposta parcialidade do ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitora (TSE).
O dispositivo é constantemente citado por bolsonaristas que clamam por intervenção militar, já que na visão deles, daria permissão para o Exército, Marinha e Aeronáutica atuarem como um “poder moderador”. Entre os juristas, é consenso de que não é assim que o artigo 142 funciona.
Caso seja necessário, a Corte vai agir rapidamente para derrubar o decreto com base em duas decisões do tribunal:
A primeira, de 2020, é do ministro Luis Roberto Barroso e pontua que as Forças Armadas não podem atuar como moderadoras em caso de atrito entre os Poderes.
A segunda, também de 2020, é do ministro Luiz Fux. O magistrado afirma que a missão das Forças Armadas tem poder limitado e que não devem ser consideradas as interpretações de que podem se intrometer no “independente funcionamento dos outros Poderes”.
O atual presidente também pode responder criminalmente por tentar a ruptura institucional, apontam os magistrados.
Embora o STF avalie que é possível que o mandatário tente invocar o artigo 142, a percepção é de que as Forças Armadas não darão apoio. Magistrados ponderam que até mesmo o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, não é favorável à ruptura institucional.
Da parte dos aliados de Bolsonaro, há uma divisão entre os que acreditam ser o correto investir em uma nova ofensiva para contestar o resultado das eleições e os que o incentivam a focar nas eleições de 2026.
Valdemar Costa Neto, presidente do PL, é um dos que aconselham o presidente a desistir de novos conflitos e se preparar para ser o líder da oposição a Lula.
Tensão entre Taipé e Pequim têm escalado nos últimos meses
Com o Natal se aproximando, alguns estabelecimentos comerciais funcionarão com horários especiais…
  A cidade do Rio entrou em estágio de mobilização, às 6h, devido às chuvas maiores do que 5…
O projeto de lei sobre os direitos das pessoas transgênero, que os deputados da Espanha devem votar nesta quinta-feira (22), provoca divisões tanto na coalizão de esquerda que governa o país como dentro do movimento feminista.
Os envolvidos conseguem entregar rapidamente o que despachantes comuns demoram ao menos 15 dias para atender aos interessados.
"Vida dura, cê saia. Aqui tem pão com pão mais não". Parafraseando os memes criados e viralizados…
Parece que Lionel Messi não quer mesmo desgrudar da Copa do Mundo. A taça conquistada pelo…
A Zamp, companhia detentora de Burger King e Popeyes no Brasil, divulgou a abertura de 748 vagas de…
Em alguns dos 23 processos no âmbito da Lava-Jato, aos quais o ex-governador Sérgio Cabral…
WASHINGTON (Reuters) – Há opiniões conflitantes na Rússia sobre lançar ou não uma nova ofensiva na Ucrânia, disse uma autoridade graduada do Departamento de Estado dos Estados Unidos nesta terça-feira, reiterando que Washington continuará apoiando Kiev independentemente do cenário. O conflito, que já dura 10 meses, se tornou o maior da Europa desde a Segunda Guerra Mundial e já matou dezenas de milhares de pessoas, além de expulsar milhões de suas casas e reduzir cidades a ruínas.
As influenciadoras argentinas conhecidas como "Milu Barbie" e "Noe Dreams" negaram que tenham…
As autoridades do Paquistão anunciaram nesta terça-feira (20) o fim de uma tomada de reféns por talibãs paquistaneses em uma delegacia de Bannu (nordeste), uma operação que provocou as mortes de 33 criminosos e dois integrantes das forças especiais de segurança.
A atriz Déborah Secco publicou um compilado dos looks que usou durante a Copa do Mundo no "Tá na…
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O verão começou nesta quarta-feira (21) no hemisfério sul, oficialmente às 18h48 (horário de Brasília). Mas, em vez de sol brilhando e altas temperaturas, em diversas regiões do país a estação se inicia com chuva e temperatura longe do calorão esperado. Essa deve ser uma característica deste verão. Ao menos na primeira semana, o calor não deve prevalecer. Além disso, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a expectativa é de chuvas acima da média
No dia seguinte que deixou a Unidade Prisional da Polícia Militar, em Niterói, para um apartamento…
Filha da repórter Susana Naspolini, Julia prestou homenagem a sua mãe neste 20 de dezembro, dia em…
O último post de Pedro Paulo Rangel nas redes sociais foi para tranquilizar fãs e amigos sobre a…
Casa Branca confirma receção do Presidente da Ucrânia, que deverá manter uma reunião com o homólogo Joe Biden e discursar de viva voz no Congresso americano
Presidente russo manifestou-se no mesmo dia em que foi inaugurado um campo de gás na Sibéria para reforçar fornecimentos à China
O Congresso peruano debate nesta terça-feira (20) a possibilidade de antecipar as eleições gerais para diminuir uma crise gerada pela destituição do presidente Pedro Castillo. Após 21 mortos nas manifestações pelo país, as organizações de direitos humanos foram alertadas.

source

Leave a reply