O tempo joga a favor da impunidade de Bolsonaro – Metrópoles
Blog com notícias, comentários, charges e enquetes sobre o que acontece na política brasileira. Por Ricardo Noblat e equipe
26/01/2023 9:00, atualizado 26/01/2023 3:42
Respeitadas regras e prazos estabelecidos em lei e no regimento interno dos dois tribunais, quanto mais rápido forem julgadas as ações contra Bolsonaro mais legítimas serão as decisões a respeito do Tribunal Superior Eleitoral e do Supremo Tribunal Federal.
A memória coletiva é fraca e o desejo de normalidade, depois de quatro turbulentos anos, é muito forte. Em maio, o ministro Ricardo Lewandowski se aposenta. Natural que seu substituto demande tempo para se familiarizar com os assuntos em pauta.
O tempo joga a favor da impunidade de Bolsonaro, ou da aplicação de punições brandas. Prendê-lo, tão logo volte ao país, seria fazer seu jogo, transformando o lugar de detenção em ponto de romaria – e, pior: de uma romaria que não poderia ser criminalizada.
Considerá-lo inelegível, sim, é uma tarefa possível de ser cumprida a curto prazo. Na opinião de ministros dos dois tribunais, há provas de sobra para justificar tal veredito.
“Qualquer militar ou civil, ninguém está acima da lei. Então, isso aí a gente faz com tranquilidade”. (Tomás Paiva, general e comandante do Exército)
Inelegibilidade à vista
Enquete
Humor
O alcance das palavras do general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva em defesa do respeito à democracia e à Constituição
Numa carta ao povo brasileiro, o documento critica o agronegócio e o uso do agrotóxico nas plantações
Todos os direitos reservados